Desde o início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, teve-se um desejo de valorizar os atletas que têm múltiplas habilidades e que conseguem se destacar em mais de um esporte. Tanto que o próprio fundador das Olimpíadas, o barão Pierre de Coubertin, gostava muito do formato do pentatlo moderno, justamente pelo esporte ter essa característica mais versátil.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

E, pensando nesses moldes, outra modalidade que cumpre esses requisitos é o triatlo. Juntando natação, ciclismo e corrida, além de exigir ao máximo do corpo de quem o pratica, os atletas que o praticam precisam estar sempre com o condicionamento físico em dia para cumprirem seus requisitos. E o esporte, é claro, estará nas Olimpíadas de Paris 2024. Para saber mais sobre ele é só prosseguir a leitura.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o triatlo

História do triatlo 

Primeiramente, precisamos entender como essas três modalidades consolidadas se tornaram um esporte completamente novo entre si. De acordo com o site oficial de Paris 2024, o triatlo é bastante recente se comparado com outros esportes do programa olímpico. Isto pois foi criado durante a década de 1970 por um clube de atletismo em San Diego, Califórnia, Estados Unidos.

De início, a ideia dos treinadores era juntar corrida, natação e ciclismo para montar um treino alternativo para os atletas.

Continua depois da publicidade

Contudo, as práticas se popularizaram e o próprio San Diego Club criou a primeira competição oficial da modalidade em 1974. A prova contou com pouco mais de 500 metros de natação, 8,5 quilômetros de ciclismo e 8 quilômetros de corrida. Ao longo da década de 1980, o triatlo saiu dos portões desse clube e se popularizou pelo mundo.

Em 1989, a União Internacional de Triatlo (ITU) foi criada na França. No mesmo ano, o primeiro Campeonato Mundial da modalidade teve início.

Triatlo nas Olimpíadas 

O fato desse esporte ter circulado por diferentes países após a sua criação tornou a prática popular rapidamente e a pressão por ele estar nas Olimpíadas cresceu. Desse modo, a partir da edição de Sydney 2000, o triatlo entrou nos Jogos Olímpicos. E, recentemente, em Tóquio 2020, foram colocadas as provas de revezamento misto no programa, onde homens e mulheres formam equipes.

Continua depois da publicidade

Regras do triatlo

As disputas do triatlo nos Jogos Olímpicos são bem simples de entender já que as distâncias são as mesmas tanto no masculino quanto no feminino.

As provas têm 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. A disputa olímpica é feita em uma bateria única, sem classificatórias.

Portanto, todos disputam uma vez só, quem chegar em primeiro vence o ouro, enquanto segundo e terceiro completam o pódio.

Continua depois da publicidade

Leia também

Entenda as regras da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas

Entenda as regras do taekwondo, luta com disputa olímpica

Destaques do NSC Total