Com o divórcio de Virgínia Fonseca e Zé Felipe, a guarda dos três filhos deve ser compartilhada. Ao anunciar a separação, o ex-casal disse que seguirá unido na criação de Maria Alice, de 4 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de oito meses.
Continua depois da publicidade
O ex-casal não especificou como funcionará a guarda dos filhos e como será fixada a residência principal deles. No entanto, desde a promulgação da Lei nº 13.058/2014, a guarda compartilhada passou a ser a regra no ordenamento jurídico brasileiro. Isso significa que, mesmo após a separação, ambos os pais devem participar ativamente das decisões importantes sobre a vida dos filhos — como saúde, educação e formação moral.
— A guarda compartilhada não implica que a criança passe, exatamente, o mesmo tempo com cada um dos genitores. Mas sim que os dois compartilhem as responsabilidades em pé de igualdade — explicou o professor de direito internacional da USP, Solano de Camargo, ao gshow.
Veja fotos do casal
Residência principal e pensão alimentícia
Mesmo com a guarda compartilhada, o juiz ou mesmo o acordo extrajudicial pode fixar a chamada “residência principal” das crianças com um dos pais, comum quando se busca preservar a estabilidade da rotina. O professor explica que, em muitos casos, especialmente quando as crianças são pequenas e a mãe já exerce a maior parte dos cuidados diários, a residência tende ser fixada a ela.
Continua depois da publicidade
— Dado o perfil público da família e a forte presença da Virgínia na rotina dos filhos, inclusive exposta com frequência em suas redes sociais, é possível que as crianças permaneçam com ela como residência principal, com convivência ampla com o pai — disse Solano de Camargo.
Apesar do casal ter afirmado que a separação é amigável e da guarda dos filhos possivelmente ser compartilhada, é possível que Virginia Fonseca venha pedir pensão alimentícia a Zé Felipe:
— Mesmo na guarda compartilhada, um dos pais pode ser obrigado a contribuir financeiramente conforme a sua capacidade e as necessidades das crianças.
Término
A influenciadora Virginia Fonseca e o cantor Zé Felipe anunciaram na noite de terça-feira (27) que não estão mais “juntos como casal”. Em um texto em uma rede social, eles escreveram que continuarão juntos, mas “agora de uma maneira diferente”. O casal estava em um relacionamento desde março de 2021, quando oficializaram o casamento.
Continua depois da publicidade
Na publicação, o agora ex-casal disse que os dois decidiram que continuarão sendo amigos para cuidarem dos três filhos em conjunto.
“Não estarmos juntos como casal, nunca será motivo para não darmos valor a tudo que construímos, uma família linda. Vivemos isso intensamente, nos aproximamos, descobrimos a alegria de sermos pais e fomos cúmplices em cada momento. Torcemos um pelo outro e assim seguiremos”, continuaram.
A influenciadora e o cantor pediram para que os fãs e seguidores “não julguem e não criem histórias” sobre o motivo do término.
“Somos humanos e estaremos sempre em busca da felicidade plena, a mesma que um dia vivemos.”, escreveram.
Continua depois da publicidade
Eles terminam o comunicado dizendo que estão “em paz e prontos para cuidar dos frutos do nosso amor; Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo amamos vocês e tudo que representam. Que Deus abençoe nossa união e nos dê sabedoria pra seguir em frente”.
Leia também
Virgínia Fonseca e Zé Felipe esclarecem o que motivou o fim do casamento
“Final de ciclo”: Virginia Fonseca e Zé Felipe se emocionam ao falar sobre término





