Assim que a Inteligência Artificial (IA) se popularizou no mundo, teve início também uma discussão sobre quais profissões seriam afetadas por esses sistemas. A partir de um projeto de hospital com IA na China, as profissões da saúde são um exemplo de área que pode ser influenciada pela tecnologia. Continue a leitura e descubra como a IA pôde ser aplicada na medicina moderna.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Preparação da Inteligência Artificial 

O “Hospital Agente” é uma simulação fruto de um projeto da Universidade de Tsinghua, na China. No local, tudo foi pensado para trazer o melhor resultado possível. Segundo a revista Robotic and Automation, os médicos “robôs” foram programados para aprender e se desenvolver conforme eles atendem as pessoas. Nessa programação, a simulado aponta para mais de 90% de acertos em plataformas que medem a exatidão médica.

Continua depois da publicidade

Benefícios para a saúde pública 

Na simulação do Hospital Agente, foi possível atender mais de 3 mil pacientes por dia. Segundo a equipe que programou a IA, médicos reais teriam que trabalhar dois anos para alcançar esse resultado.

Além disso, o jornal Global Times revelou que a IA desenvolvida no projeto também conta com enfermeiras virtuais, que podem se dedicar ao cuidado diário dos pacientes simulados. Portanto, o sistema faz o processo completo, desde o diagnóstico, até o plano de tratamento e o cuidado diário.

O sistema da Inteligência Artificial coloca em risco o trabalho de médicos humanos?

Mas, agora, diante dessa situação, muitos podem se perguntar se não vamos precisar mais de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde. Segundo Liu Yang, líder do grupo que desenvolveu a instalação, a ideia é auxiliar e trazer facilidade para o trabalho humano. Em entrevista ao Global Times, o pesquisador apontou que isso pode permitir que pacientes virtuais sejam atendidos por pessoas reais.

Continua depois da publicidade

Desse modo, um médico ou um estudante de medicina pode testar um novo tratamento na IA, sem colocar em risco a saúde de pessoas reais. Por fim, o Dr. Dong Jiahong, da Universidade de Tsinghua, afirmou que mesmo que a Inteligência Artificial acelere processos e torne tudo mais eficiente, nada substitui o cuidado e a atenção de humano para humano.

Leia mais

5 significados de sonhos com ex-namorado

11 temas de Biologia mais cobrados nos vestibulares

Destaques do NSC Total