Quem nunca chorou em uma cerimônia de casamento? Esse é um momento que fica marcado na história de qualquer casal, já que é nele em que os noivos declaram seus votos, firmam o compromisso de começar uma nova vida a dois e trocam as alianças. É o início de uma nova vida, que emociona e encanta os convidados. E é nesse momento tão importante para o casamento que entra a figura do celebrante, um profissional responsável por todo o processo, desde a entrada dos noivos até o tão aguardado ‘sim’. 

Mas, a função do celebrante vai além de apenas conduzir a cerimônia. Ele precisa ser um profissional especializado e capacitado, para guiar os noivos de forma fluida e personalizada ao matrimônio. A jornada começa muito antes da cerimônia, quando o celebrante vai conhecer o casal e construir em conjunto cada detalhe do protocolo que marcará o grande dia. 

O jornalista Raphael Faraco atua como celebrante desde 2014, e durante a carreira à frente de casamentos, já realizou mais de 350 cerimônias. Ele explica que esse profissional é o responsável por conduzir o casamento e declarar os noivos casados, tanto em celebrações com características religiosas e espiritualizadas, quanto em eventos que não têm essa conotação, 

— É ele quem abre a cerimônia e pronuncia as mensagens e os valores importantes para os noivos no dia da união. Ele ainda declara noivos casados e encerra a cerimônia para que a cerimonialista, profissional responsável pela organização do evento, direcione os convidados para a saída do local da cerimônia  —  explica.

De acordo com o profissional, que também é apresentador do PodBeijar, entender o perfil dos noivos é fundamental para garantir uma cerimônia inesquecível. Ele comenta que a ideia é que todo o processo seja personalizado, e por isso, é necessário conhecê-los da melhor forma possível.

— Antes da cerimônia, é necessário fazer reuniões, e se possível, tirar dúvidas sobre a história do casal e o formato de cerimônia desejado por eles. Esse processo também é importante para que os noivos conheçam o celebrante e avaliem se ele corresponde ao perfil desejado por eles — comenta. 

Como escolher um celebrante

Para que os casais encontrem um profissional que corresponda às expectativas, o primeiro passo é definir o estilo da cerimônia. Depois de entender se a ideia é seguir por um viés espiritual, religioso, temático, ou outros modelos, é importante conversar com diversos profissionais e entender se eles estão de acordo com o estilo escolhido. 

Faraco orienta que os noivos identifiquem se o celebrante se encaixa no perfil desejado e se ele está disposto a entregar um trabalho que atenda às expectativas do casal. Além disso, é necessário que haja uma conexão entre as duas partes, o que permite que os noivos sintam-se seguros e confiem no profissional. 

—  Se os noivos tiverem boas indicações do cerimonialista, ou de outros profissionais e amigos que já tenham acompanhado alguma cerimônia daquele celebrante, é fundamental. Vídeos com trechos de uma celebração, depoimentos… tudo é importante para fazer a escolha ideal. 

Continua depois da publicidade

Diferença entre celebrante e cerimonialista

Embora os dois papéis pareçam parecidos, e até se conversem em determinados momentos da celebração, o celebrante e o cerimonialista possuem funções muito distintas. Enquanto o celebrante conduz a cerimônia, sendo responsável por agir como um fio condutor de tudo o que os noivos planejaram, o cerimonialista é responsável pela organização de todo o evento, atuando como uma pessoa de referência para os noivos. 

O cerimonialista vai conversar e orientar os noivos para o bom andamento da cerimônia, cuidar do cronograma, contribuir com a indicação de fornecedores e agir como um braço direito do casal, tanto antes quanto durante o casamento. Em alguns casos, ele também irá se reunir com o celebrante para alinhar detalhes e garantir que toda a cerimônia ocorra como planejado pelos noivos. Ambos os profissionais são importantes para que o dia dos noivos seja especial e emocionante.

Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe também o podcast sobre casamentos PodBeijar, apresentado pelos especialistas Raphael Faraco, Patricia Lima e Lauro Maeda.