A modelo e influenciadora Vera Viel, de 48 anos, anunciou nesta quinta-feira (10) que possui sarcoma sinovial, um tipo raro de câncer. A mulher, que é esposa do apresentador Rodrigo Faro, chegou ao diagnóstico após um série de investigações de nódulo em sua coxa esquerda. Conforme divulgou em suas redes sociais, o tumor maligno será retirado em uma cirurgia nesta sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é o sarcoma sinovial
Continua depois da publicidade
De acordo com a líder do Centro de Referência em Sarcomas e Tumores Ósseos do A.C.Camargo Cancer Center, Maria Leticia Gobo Silva, em entrevista para o Uol, esse cancêr é realmente muito raro: “Os sarcomas respondem a em torno de 1% de todos os cânceres, o sinovial é um tipo específico que se origina dos tecidos conjuntivos, conectivos, próximos às articulações”, explica.
O mesmo centro de referência também foi responsável pela publicação do artigo “Sarcoma sinovial de extremidades com doença localizada ao diagnóstico: tratamento e padrões de recidiva em 57 casos”, que descreve o sarcoma sinovial como um câncer extremamente agressivo e que é mais frequente em extremidades. Sendo que 74% dos casos estudados no artigo, o câncer estava localizado em membros inferiores.
Há dois tipos de sarcoma sinovial, o monofásico e bifásico. O artigo ainda destaca que eles são “baseados na presença ou ausência de diferenciação glandular epitelial junto a células tumorais fusiformes. Apresentam uma translocação característica entre o cromossomo 18 e o X”.
Continua depois da publicidade
Mesmo com tratamento adequado, o artigo apresenta que em torno de 12 a 31% dos casos o câncer retorna, ou recidiva. Além disso, quando esse câncer entra em matástase — quando espalha para outras regiões —, a tendência é que vá, principalmente para pulmões e, de 3 a 7% metastatizam para linfonodos.
Sintomas, diagnóstico e tratamento do sarcoma sinovial
Sintomas
Em 42% dos casos analisados pelo artigo, o principal sintoma do sarcoma sinovial é a presença de nódulos: “a maioria era maior que 5 cm”. Outro sintoma retrato por 37% dos pacientes foi a dor associada ao tumor. Além disso, o artigo também destaca que “os sintomas podem variar […] em uma média de 19,59 meses”. Ou seja, cerca de 1 ano e meio.
Diagnóstico
Assim como o que foi feito por Vera Viel, o diagnóstico do sarcoma sinovial passa por uma série de avaliações físicas e de imagem. Caso já apresente nódulo, a biópsia de parte do tecido é uma opção de diagnóstico.
Continua depois da publicidade
Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, revela tumor raro: “Pronta para enfrentar esta batalha”
Tratamento
Dentre os pacientes avaliados no artigo, o tratamento recomendado é o de cirurgia para a remoção do tumor, seja pela técnica de preservação de membro ou de amputação: “De acordo com a avaliação clínica quanto a ressecabilidade [remoção], 10 pacientes tiveram indicação de amputação desde a primeira avaliação (18%), 19 pacientes foram avaliados como tendo ressecabilidade duvidosa (33%) e 28 pacientes como sendo ressecáveis sem amputação (49%)”. Em casos em que o tumor já se espalhou (matástase), o tratamento indicado é a quimioterapia.
Leia também
É verdade que magnésio ajuda a dormir? Entenda
Os sinais de que o cálcio está em falta no seu organismo
Corrimento x secreção vaginal: você sabe como diferenciar?