O Joinville anunciou Ney Franco nesta quinta-feira (4) como seu novo treinador. Contratado para comandar o JEC já a partir da Copa Santa Catarina, em setembro, o técnico chega com contrato de 18 meses e uma grande expectativa do clube para liderar o projeto batizado de “A Jornada”, que tem como principal objetivo o acesso para a Série C do Brasileirão ao final de 2025. Antes do acerto, porém, os gestores do Joinville analisaram três perfis de treinador.

Continua depois da publicidade

O primeiro voltado ao mercado catarinense, conhecedor dos clubes do estado e com experiência na Série D, competição nacional que o JEC voltará a disputar no próximo ano. A segunda linha cogitada foi a de um treinador mais jovem, atualizado com os estudos da área, como um ex-jogador, que recém aposentou, por exemplo. Já o terceiro perfil traçado pela diretoria foi justamente onde se encaixa Ney Franco, de um técnico mais experiente, com rodagem por várias regiões do país e diversas conquistas no currículo.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O fator crucial para o aceite de Ney Franco, no entanto, atende pelo nome de Felipe Ximenes. Anunciado como novo CEO do Joinville há três semanas, o profissional vai reeditar uma antiga parceria com Ney Franco pela quarta vez. Antes, Ximenes foi o responsável pela contratação de Franco no Coritiba em 2009, onde conquistaram juntos a Série B do ano seguinte. Em 2014, a dupla atuou junta por dois clubes diferentes, Vitória e Flamengo, em períodos conturbados das equipes rubro-negras.

Recentemente, tanto Franco quanto Ximenes também passaram pelo CSA-AL, mas em períodos diferentes. Enquanto o treinador deixou o clube em agosto de 2021, o executivo chegou ao clube alagoano em maio de 2022. Curiosamente, essa também não será a primeira experiência da família Franco no Joinville, já que o irmão de Ney, Léo Franco, atuou como superintendente do JEC entre março de 2012 e julho de 2015, quando atuando ao lado de César Sampaio ajudou a formar o time que conquistou o maior título da história tricolor, a Série B de 2014.

Continua depois da publicidade

Confira fotos de Ney Franco e Felipe Ximenes

Para o presidente do Joinville, Darthanhan Oliveira, a chegada de um nome como o de Ney Franco  pode representar um marco ao clube na busca por novas conquistas após nove anos de crise técnica e financeira. Em entrevista à CBN Joinville nesta quinta-feira (4), o presidente garantiu que os novos profissionais estão comprometidos com clube na busca pelos objetivos tricolores.

— A gente sabe que num primeiro [momento] o JEC não passa pela cabeça de profissionais como o Felipe Ximenes e o Ney Franco. Mas mostramos o potencial do clube, da cidade, da torcida e a projeção do que queremos. Eles estarão de corpo e alma nessa jornada que embarcamos agora — analisou Darthanhan.

Com contrato até o fim de 2025, Ney Franco deve ser apresentado oficialmente no próximo dia 17. Ao lado de Ximenes, Ney terá o papel de intermediar boa parte das negociações para a formação do novo elenco, já que atualmente o JEC possui vínculo apenas com 10 atletas, e há a intenção de trabalhar com um grupo de 30 jogadores para a Copa Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

— O Ney chega para dar início a essa jornada. Vamos buscar os acessos nas três competições que temos pela frente, a vaga na Copa do Brasil, na Série D do ano que vem via estadual e o acesso para a tão sonhada Série C — finalizou o presidente.

Leia também

Joinville Vôlei inicia preparação para volta das competições; saiba quando começam os jogos

Reforço da Globo em Paris, César Cielo avalia natação brasileira: “Auge será em 2028”

Pivô Gabriel Penezio deixa o JEC Futsal para jogar na Europa

Destaques do NSC Total