Uma questão de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 levantou uma polêmica inusitada: há duas respostas plausíveis, segundo especialistas. A pergunta, que apareceu nas provas nas versões verde, azul, branca e amarela, explora uma crônica da escritora Tati Bernardi, repleta de referências a músicas de Caetano Veloso.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Curiosamente, o próprio Caetano, ao ser questionado em um vídeo nas redes sociais, afirmou que a alternativa correta seria a “A”. No entanto, professores e especialistas argumentam que a resposta “C” também poderia ser justificada. Entenda a polêmica e por que duas alternativas da questão podem ser consideradas corretas.
Continua depois da publicidade
Por que questão do Enem 2024 pode ter duas respostas?
Entenda o debate em torno das alternativas
Na crônica escolhida para a questão, Tati Bernardi utiliza o termo “coisa” em tom metalinguístico, repetindo-o em várias formas, como “coisar” e “coisinha”. Essa repetição, segundo o professor Eduardo Calbucci, do Anglo, em correção com o g1, reforça a progressão e unidade do texto, conferindo à palavra uma função poética que faz dela uma espécie de “termo coringa”. Essa abordagem de Bernardi justificaria a alternativa “C”, que aponta para a reiteração e o efeito estruturador do uso da palavra e seus cognatos no texto.
Por outro lado, a crônica também inclui referências explícitas a canções de Caetano Veloso, como “Qualquer Coisa” e “Sampa”, que mencionam o termo “coisa” em suas letras. Essas menções criam uma conexão intertextual, o que valida a alternativa “A” — a escolha de Caetano — como correta, uma vez que a opção “A” foca na intertextualidade marcada pela citação de versos de músicas.
Continua depois da publicidade
Possíveis desdobramentos da polêmica
Segundo Calbucci, a questão foi estruturada de forma a abrir espaço para mais de uma interpretação. Diante disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pode considerar alternativas para resolver o impasse: aceitar ambas as respostas como corretas ou até mesmo anular a questão. O gabarito oficial, no entanto, ainda não foi divulgado, e a posição final do órgão será aguardada com expectativa.
Leia também
Cronograma Enem 2024: gabarito e resultado
Como utilizar a nota do Enem em programas nacionais e internacionais
Como a nota do Enem é calculada