nsc

Florianópolis

Entre os imóveis fiscalizados na Beira-mar Norte, 93% têm esgoto irregular

Equipe do Se Liga na Rede inspecionou 116 pontos na região desde o fim de novembro

09/01/2020 - 10h57 - Atualizada em: 17/01/2020 - 08h05

Compartilhe

Por Juliana Gomes
Prefeitura de Florianópolis/divulgação
(Foto: )

Na região da Beira-Mar Norte, 93% dos imóveis têm algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto, de acordo com a prefeitura de Florianópolis. O levantamento foi feito pelo programa Floripa Se Liga na Rede. O programa fiscalizou 116 pontos, entre domicílios e estabelecimentos, desde a última semana de novembro até esta quinta-feira (9).

Depois das orientações dos técnicos, três imóveis se adequaram às normas da prefeitura. Com estes, chegam a sete os locais em situação regular na região. De um total de 98 imóveis fiscalizados, com resultados concluídos, 91 apresentam irregularidades atualmente, conforme o município. Assim, 93% dos inspecionados têm algum tipo de irregularidade.

O resultado da inspeção em outros 18 imóveis ainda não foi finalizado. A estimativa dos técnicos do programa é de que estes 18 possam elevar a 96% o índice de imóveis irregulares.

Outros 333 proprietários de imóveis foram comunicados para que agendem uma inspeção. Quando identificada inadequação na ligação de esgoto, os proprietários têm entre 15 e 30 dias para regularização. Depois disso, os técnicos do Se Liga na Rede voltam ao imóvel para confirmar as alterações.

Se descumprido o prazo, os donos do móvel são autuados e ficam sujeitos a multas aplicadas pela Vigilância Sanitária ou Fundação do Meio Ambiente (Floram), dependendo do caso.

Fiscalização por 116 imóveis na região da Beira-mar Norte
Fiscalização por 116 imóveis na região da Beira-mar Norte
(Foto: )

Até agora, a fiscalização do programa ficou concentrada no polígono delimitado por Beira-Mar Norte, avenidas Mauro Ramos e Trompowsky, Rua Ferreira Lima e Travessa Carreirão.

Também foram inspecionados imóveis em quadras adjacentes, nas ruas Bocaiúva e Almirante Lamego até o cruzamento com a Tenente Silveira. A partir de agora, a área de inspeção será expandida aos poucos, segundo a prefeitura.

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.

O Floripa Se Liga na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez onde há rede coletora. Para agendar uma inspeção gratuita em casa, empresa ou comércio de rua, basta entrar em contato pelo telefone (48) 98821-6499.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas