Entre muitas estantes de livros, um clube reúne semanalmente leitores assíduos de todas as idades para discutir obras, compartilhar ideias e apreciar boas histórias na livraria e papelaria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau. O Clube da Leitura surgiu em 2019 a partir de um sonho pessoal de Felipe Ziegler, que trabalha na área do marketing e comunicação da empresa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Felipe conta que tudo começou inocentemente com um grupo de mensagens em 2016, criado para conversar com os clientes sobre lançamentos de livros, novidades e até avaliações. Lá, ele já percebeu que os leitores tinham o mesmo entusiasmo que ele de compartilhar opiniões sobre as leituras e conhecer novas obras.

— Eu sempre tive a vontade de participar de um clube de leitura, mas eu não conhecia nenhum aqui em Blumenau. Então, conversei com os responsáveis na época para montar um clube próprio da livraria mesmo, já que nós tínhamos um grupo de clientes que vinham aqui direto — explica Felipe.

Com o apoio da empresa, a iniciativa se concretizou. Nas primeiras reuniões, cerca de quatro pessoas participavam. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, os encontros seguiram, mas de forma on-line. Atualmente, Felipe pode contar com ânimo que realizou o sonho de ter uma comunidade em que pode compartilhar a paixão pela leitura, uma vez que os encontros na livraria chegam a ter cerca de 90 pessoas ao mês.

Continua depois da publicidade

— O sentimento agora é de realização! Estou bem feliz com a comunidade literária que temos atualmente, membros que estão conosco desde o primeiro encontro, novos rostos que vão surgindo… A paixão pela literatura em si já é contagiante — celebra.

Não há custo para participar do Clube da Leitura, basta falar com um dos atendentes da loja ou acessar o perfil do Instagram em que há links para os grupos de WhatsApp. Os encontros, que ocorrem no período da tarde e da noite, assim como as obras que estão sendo lidas, são anunciados com antecedência nas redes sociais. Até quem não leu nenhum dos livros selecionados para as reuniões do mês pode participar. Para aqueles que não podem ir presencialmente, o clube também faz encontros pela internet.

— Todos são bem-vindos. Temos um projeto de expansão do clube para novos temas, para que todos se sintam acolhidos em suas leituras. Com os encontros online que temos agora, quem não mora em Blumenau pode participar também e fazer parte de um clube de leitura, assim como eu tive esse desejo inicialmente — afirma Felipe.

Confira as fotos de alguns dos encontros

Entenda sobre a dinâmica do clube

Inicialmente, havia apenas um clube de leitura principal, que englobava todos os gêneros literários. Com dois meses de antecedência, uma votação com os participantes era feita para selecionar o livro que seria lido e discutido nos encontros. Porém, conforme as reuniões aconteciam, Felipe percebeu uma maior adesão e preferência quando os livros eram de suspense, romance e fantasia. Por isso, o clube foi adaptado e, na primeira semana de todo mês, um encontro é feito para discutir um livro de cada categoria.

Continua depois da publicidade

Além disso, a partir deste, outros clubes e projetos surgiram e expandiram ainda mais o público. O Clube do Desenvolvimento, por exemplo, surgiu em 2023 para engajar com livros de não ficção voltados para áreas como autoajuda e aprimoramento pessoal. As reuniões deste clube ocorrem na segunda semana do mês. A obra selecionada é dissecada em partes para ser estudada, analisada e debatida.

O Desafio Literário nasceu em 2021 com a proposta de instigar os leitores a encontrar um livro que cumprisse com um tema ou característica visual específica pré-selecionada. Cada mês, a proposta é renovada. O desafio do mês de julho, por exemplo, é ler um livro com uma capa branca. Além de achar uma obra com essa característica, o leitor precisa refletir sobre a simbologia da cor em conexão com a história. Independentemente, os participantes sempre se surpreendem durante o desafio e compartilham a leitura inesperada nos encontros da terceira semana do mês.

Com edições especiais reservadas para o fim do mês, há também três outros clubes que alternam os encontros. Lendo em Série é um clube voltado aos leitores que gostam de sagas e trilogias e desejam discutir sobre as continuações das obras. O Clube dos Eternos é exclusivo para os amantes de clássicos. E, neste mês de maio, haverá um encontro do clube Luz, Câmera e Leitura, que explora os livros adaptados para filmes ou séries, por isso, tanto a obra literária quanto a adaptação para o cinema são discutidos.

Mais do que conversas e uma rede de amizade, o clube da Blulivro também conta com uma biblioteca colaborativa que, por R$ 80 anuais, os participantes têm acesso aos títulos disponíveis do acervo no período de 10 dias cada. Quem doar livros para a biblioteca, recebe vouchers com descontos para usar na compra de livros novos.

Continua depois da publicidade

Para membros, há também descontos na compra das obras selecionados para as reuniões, pontuações exclusivas, produtos personalizados como camisetas do Clube da Leitura, adesivos e etiquetas para diários de leitura. Anualmente, os membros recebem um álbum de figurinhas para preencher com as leituras e a presença nos encontros.

Dessa forma, leitores de Blumenau e região se encontram semanalmente. Seja para encontrar novas obras para ler, compartilhar ideias, debater análises, aprender algo novo, trocar dicas ou simplesmente se conectar com outras pessoas apaixonadas por livros, o Clube da Leitura incentiva o hábito literário e foge do estereótipo de leitor solitário.

Leia também

Saiba quem são os finalistas do Prêmio Viva Blumenau 2025 e veja como votar

O que explica assalto fake com reféns e tiros que movimentou madrugada em cidade de SC