nsc
    dc

    Carreira

    Entrevista de emprego on-line: cinco dicas para se destacar no processo de seleção

    Ambiente, cuidado com a parte técnica, preparação; tudo é levado em consideração durante um recrutamento pela internet

    14/09/2020 - 06h00

    Compartilhe

    Lariane
    Por Lariane Cagnini
    trabalho
    Cuidado nos detalhes como local da entrevista, roupa, pontualidade, são levados em consideração
    (Foto: )

    A preparação para uma entrevista de emprego, seja presencial ou pela internet, é fundamental para se destacar entre os concorrentes. Autoconhecimento, clareza nos objetivos e pontualidade são ainda mais observados quando se trata de seleções on-line. A especialista em vida e carreira, Vanessa Tobias, dá cinco dicas para sair na frente rumo à novas oportunidades profissionais.

    > Eu Quero SC: confira vagas de emprego em diversas áreas

    > Concursos públicos em SC: veja vagas em setembro, salários e como se inscrever

    Espaço preparado, bem iluminado, som, vídeo e internet funcionando bem

    Testar antes os aparelhos necessários para a entrevista, procurar um ambiente organizado e silencioso, prestar atenção aos detalhes. Tudo isso vai ser percebido por um recrutador experiente, e diz muito sobre você.

    - Agora é possível observar onde essa pessoa mora, o quanto ela se organizou para estar preparada para esse momento, sua força de adaptação, se ela tem quem a apoie no caso de ter filhos, por exemplo. Tudo fica mais evidente nesse modelo de contato - detalha Vanessa.

    Demonstrar adaptação e fluidez com a nova realidade sem reforçar o peso do momento

    A pandemia do coronavírus mudou a rotina de todos, mas não deve ser utilizada como 'desculpa' durante a seleção. Justificar comportamentos é sempre ruim, reforça Vanessa, e por isso é preciso se preparar para aquele momento.

    Pegar leve na produção. Demonstrar autocuidado equilibrado como barba feita, cabelo arrumado, maquiagem leve e roupa bem passada

    É importante demonstrar que houve uma preparação para aquele momento, e passar aos recrutadores a imagem de que aquela oportunidade é valorizada.

    > Pandemia atinge com mais força trabalhadores de SC com menor grau de instrução

    Ter preparo para falar da família, origem, inspirações, histórico, experiências, hobbies, e sobre o futuro - usando uma linguagem fácil de entender

    A pessoa precisa saber quem ela é, de onde veio, pois esse contexto é grande parte da entrevista, explica Vanessa. "A personalidade é anterior à vida adulta, ela vem desde cedo, e só é reforçada quando crescemos". Ao contar a própria história, a pessoa mostra como foi a construção dessa personalidade e passa segurança.

    Conhecer a empresa e fazer perguntas sobre o cargo, equipe, funções, para compreender o que será feito e esclarecer quais serão as facilidades e os desafios da vaga

    É nesse lugar que eu quero trabalhar? Essa é uma das perguntas que a pessoa deve se fazer antes de tudo, sugere Vanessa. "Atirar para todos os lados é um desperdício de energia" e demonstra falta de objetivo. Na entrevista, é importante tirar dúvidas, perguntar sobre horários, objetivos, para ver se aquela vaga é a ideal.

    > Ajuda gratuita: RH do Bem prepara e recoloca pessoas no mercado de trabalho

    Cuidado com as redes sociais

    Além das dicas para o momento da seleção, Vanessa reforça a importância do cuidado com as redes sociais. Os recrutadores analisam os perfis on-line, e boa parte dos candidatos são dispensados do processo seletivo por conta do que publicam na internet. O conteúdo compartilhado diz muito sobre a pessoa, reforça a especialista:

    - Quando tem alguém trabalhando para a gente, leva consigo os nossos valores. É uma grande responsabilidade do contratante ter clareza dos seus valores, para ver se isso é nítido, se aparece também naquele funcionário.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas