Para celebrar os 25 anos de fundação, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai apresentar uma produção inédita do icônico balé “O Lago dos Cisnes”, no sábado (15) e domingo (16), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Espetáculo “O Lago dos Cisnes” estreia em Joinville
Única extensão do Teatro Bolshoi no mundo, a escola foi fundada em 15 de março de 2000. O espetáculo, em comemoração ao aniversário, tem coreografia, produção e cenografia assinadas por Vladimir Vasiliev, um dos maiores nomes do balé mundial do século XX.
A apresentação reúne solistas internacionais e talentos formados pela instituição. Para dar vida aos protagonistas da obra, a Escola Bolshoi contará com a participação de três renomados Primeiros Bailarinos da Ópera de Kazan, na Rússia:
Continua depois da publicidade
- Amanda Gomes, ex-aluna da instituição e artista premiada em prestigiadas competições internacionais;
- Wagner Carvalho, também formado pela Escola Bolshoi, talentoso bailarino e reconhecido por suas conquistas em concursos internacionais;
- Mikhail Timaev, bailarino russo de grande prestígio.
O elenco conta ainda com a presença de Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e embaixadora da dança pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Considerado uma das mais importantes obras da história do balé, O Lago dos Cisnes foi composto por Piotr Tchaikovsky em 1876, estreado no Teatro Bolshoi em 1877. Desde então, tornou-se um símbolo do balé clássico.
Escola Bolshoi celebra 25 anos de história em Joinville
Fundada em 2000 em Joinville, a Escola Bolshoi é a única extensão do tradicional balé russo. Ao longo dos 25 anos, a Escola já formou 478 bailarinos e 74% atuam na área da dança pelo Brasil e exterior. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 27 países e em cinco continentes.
Continua depois da publicidade
Para Valdir Steglich, presidente da Escola Bolshoi, a celebração do aniversário é um orgulho e reafirma o papel fundamental para a cultura de Joinville e Santa Catarina.
— Mais do que uma instituição de ensino, somos um verdadeiro centro de transformação social e cultural, que já formou centenas de talentos hoje espalhados pelas melhores companhias de dança do mundo. Nosso impacto vai além da dança: mudamos vidas, geramos oportunidades e impulsionamos a economia local. É essa missão que nos move e nos inspira a seguir dançando rumo ao futuro — disse.
Leia também
ExpoGestão apresenta palestrantes da 23ª edição do encontro que é um dos maiores do Brasil