As escolas municipais de Florianópolis ficaram abaixo das metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) na educação fundamental, enquanto São José teve boa projeção nos anos iniciais (1º ao 5º ano), mas não bateu a meta nos anos finais (6º ao 9º ano).

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Na Capital, a nota de estudantes do 1º ao 5º ano foi de 5,8, sendo que a meta era de 6,3. Já do 6º ao 9º ano, a pontuação foi de 4,6, sendo que o projetado era 5,9.

Santa Catarina não alcançou nenhuma das metas estipuladas pelo Ideb em 2023

Com relação a São José, nos anos iniciais, a nota foi de 6,4, ficando acima do estipulado, que era 6,2. Já nos anos finais a nota foi de 5,5, sendo que o projetado era de 6,1.

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Na prática, como não foi feita uma nova projeção de metas, por mudança na metodologia, o mesmo parâmetro do Ideb de 2021 foi utilizado no de 2023. Com isso, Florianópolis não atingiu a meta nas últimas duas análises divulgadas e, inclusive, baixou as notas de uma avaliação para a outra.

No caso de São José, a meta de 1º ao 5º ano foi batida na projeção passada, mas assim como em 2023, ficou abaixo em 2021. As pontuações, de uma avaliação a outra, aumentaram.

Notas de 2021 e 2023 das duas cidades

Florianópolis:

  • Anos iniciais de 2021: 5,9
  • Anos finais de 2021: 5,2
  • Anos iniciais de 2023: 5,8
  • Anos finais de 2023: 4,6

São José:

  • Anos iniciais de 2021: 6,4
  • Anos finais de 2021: 5,3
  • Anos iniciais de 2023: 6,4
  • Anos finais de 2023: 5,5

O que dizem as secretarias de Educação das cidades

A reportagem do NSC Total procurou as secretarias de Educação das cidades citadas. Por nota, a pasta de Florianópolis citou que “a posição da Secretaria de Educação em relação às notas do IDEB é de seriedade e compromisso” e que “as notas são um indicativo importante, mas é fundamental compreender que o trabalho em desenvolvimento é profundo e focado em uma transformação sustentável da educação”.

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Já São José, por meio da secretária de Educação, Cláudia Macário, reconheceu que nos anos finais as escolas municipais não alcançaram a meta, mas destacou que, de 2021 para 2023, subiu 0,2 ponto neste quesito.

Leia a nota de Florianópolis na íntegra

A posição da Secretaria de Educação em relação às notas do IDEB é de seriedade e compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino em nosso município. Neste ciclo, tivemos uma participação histórica no IDEB, ampliando significativamente o número de escolas avaliadas. Nos anos iniciais, passamos de três para trinta e duas escolas, e nos anos finais, de uma para vinte e cinco escolas.

Essa expansão reflete o esforço da Secretaria em garantir um diagnóstico mais abrangente e realista da nossa rede de ensino. Ao romper com resistências históricas que limitavam a participação das escolas, conseguimos obter uma visão mais clara dos desafios que precisamos enfrentar.

As notas do IDEB são um indicativo importante, mas é fundamental compreender que o trabalho em desenvolvimento é profundo e focado em uma transformação sustentável da educação. Como parte desse compromisso, lançamos o programa Floripa Alfabetizada, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todos os nossos estudantes na idade certa. Com a ampliação da participação, agora temos dados que realmente refletem a realidade da nossa rede, permitindo traçar estratégias mais eficazes para melhorar o desempenho de todas as nossas escolas.

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Estamos comprometidos em continuar trabalhando com seriedade e transparência, implementando políticas educacionais que visem a superação das dificuldades identificadas. Acreditamos que, com um diagnóstico completo e um plano de ação bem estruturado, seremos capazes de alcançar resultados ainda mais positivos nos próximos ciclos do IDEB.

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