O inglês é um idioma universal, devido a extensa utilização em diversas áreas, como negócios, ciência, tecnologia, diplomacia e entretenimento. Por isso, o ensino bilíngue tem crescido no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), o Brasil conta com mais de 1,2 mil escolas com ensino bilíngue em todo o país. Apenas nos últimos cinco anos, o país registrou um crescimento de 10%. 

Continua depois da publicidade

Uma das unidades do Centro Educacional Sistema Unificado é o Unificado School, onde o propósito é fortalecer o ensino bilíngue da cidade, com foco no Programa Bilíngue.

Localizada em Balneário Camboriú, a escola aposta em uma metodologia que utiliza ensino de língua inglesa integrado a outras disciplinas e experiências práticas. Com isso, os estudantes têm contato frequente com o idioma, e ainda, garantem que a aprendizagem seja significativa, contextualizada e prazerosa.

Metodologias que aproximam o inglês do cotidiano

O Unificado School é exclusivo para o Fundamental I, de 1° ao 5° ano, e oferece o Programa Bilíngue Bright Futures, em parceria com a Universidade Oxford. Uma das características da iniciativa é adotar metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), que integra conteúdos de Artes e Ciências ao ensino do inglês.

Segundo a assessora do Bilíngue, Thais Garcia, esse formato cria um ambiente de aprendizado mais amplo e dinâmico.

Continua depois da publicidade

— Essa proposta garante que os alunos aprendam inglês de forma natural e contextualizada, desenvolvendo não apenas a língua, mas também habilidades cognitivas, sociais e de resolução de problemas —, afirma.

Já o professor de inglês da instituição, Luis Felipe Silveira, afirma que esse formato torna o aprendizado mais próximo da realidade dos estudantes. Ele destaca que essa característica faz com que o ensino aconteça de forma natural e fluida. 

— Ao longo do ano, percebemos um grande avanço no engajamento e desenvolvimento dos alunos dentro do Programa Bilíngue, porque coloca a língua dentro de um contexto onde os estudantes podem utilizá-la no cotidiano — conta o professor. 

Projetos e avaliações que valorizam a prática

A proposta pedagógica do ensino bilíngue une projetos avaliativos, tarefas digitais e acompanhamento contínuo. O professor Luís explica que, com isso, ensinar a estrutura gramatical é muito mais fácil, mas, os benefícios vão além.

Continua depois da publicidade

— No Unificado School, por exemplo, além do ensino essencial da língua inglesa, as disciplinas de Natural Sciences e Arts and Crafts também são lecionadas. Ainda, o sistema de avaliação por projetos torna possível uma análise mais justa do uso de inglês, engajamento e produção — conta.

Os materiais da Oxford contribuem para o processo de ensino, já que eles funcionam como guias para o professor, e trazem recursos que favorecem a integração entre conteúdo e língua. Thaís explica que os livros ajudam a trazer a língua inglesa para o cotidiano.

— Utilizamos materiais que permitem que as crianças trabalhem com diferentes contextos e situações reais de uso do inglês, além de apoiar o desenvolvimento equilibrado das quatro habilidades: speaking, listening, reading e writing (falar, ouvir, ler e escrever). Ao longo do ano, os alunos realizam seis projetos avaliativos, que potencializam a criatividade, a interação e o pensamento crítico — explica a assessora. 

O Programa Bilíngue também é acompanhado por testes de nível da Oxford, aplicados nos 3º e 5º anos do Fundamental I. Os resultados permitem ajustes pedagógicos e comprovam o avanço dos estudantes.

Continua depois da publicidade

Eventos que reforçam a confiança dos alunos

Outro diferencial do Unificado School está no calendário de eventos realizados ao longo do ano, que colocam os alunos em contato com a prática oral do idioma em diferentes contextos. Uma dessas iniciativas é o Open School, evento de apresentação de trabalhos feito totalmente em inglês.

— Os alunos preparam suas falas acerca de um tema, podendo ser um projeto ou uma unidade do livro didático. Eles treinam e apresentam para os pais durante a aula de inglês — explica Luís.

Além disso, o colégio promove outros eventos anuais, como o St. Patrick’s Day e o Thanksgiving, em que os estudantes aprendem sobre a importância dessas datas dentro do contexto da língua e das culturas inglesas e americana.

Os estudantes também têm acesso ao Conversation Club, um espaço de imersão que estimula o uso espontâneo da língua em situações de interação. A iniciativa está disponível para alunos do Fundamental II e permite a prática de conversação em dinâmicas de 45 minutos.

Continua depois da publicidade

Além das atividades realizadas no Unificado School, todas as unidades do Colégio Unificado possuem uma carga horária de inglês maior do que outras instituições de ensino, especialmente para os estudantes do fundamental I e II.

Para conhecer todas as iniciativas, acesse o site do Colégio Unificado.