Uma capela azul, que fica escondida entre as praias de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, chama a atenção de turistas que decidem explorar o interior da cidade. A capela Cristo Rei carrega em sua história o trabalho em conjunto dos moradores da região, ainda durante o século passado.
Continua depois da publicidade
Atualmente cercada por plantações, morros e poucas residências, a construção foi oficialmente inaugurada em 22 de setembro de 1957, no bairro Rio Novo, após um ano de dedicação. No período, a comunidade se reunia em mutirões para levantar a obra.
Confira fotos da capela escondida em Barra Velha
Segundo Juliano Bernardes, professor e historiador, na época, a comunidade local utilizou pedras extraídas dos morros da região para compor a estrutura da capela.
Construção passou por revitalizações desde o último século
Ao longo do tempo, a capela Cristo Rei sofreu algumas alterações para revitalização. Inclusive, a sua “primeira versão” era feita de madeira. Mais tarde, os próprios moradores investiram na reforma para a construção do espaço religioso em alvenaria.
Além disso, o historiador afirma que a capela é uma das mais antigas e preservadas da paróquia Divino Espírito Santo na cidade. Ainda em atividade, as celebrações de missas ocorrem todos os domingos no local.
Continua depois da publicidade
Para a prefeitura de Barra Velha, a pequena capela é motivo de orgulho para a comunidade e um dos pontos turísticos escondidos no interior do município, que é conhecido, principalmente, por suas praias badaladas.
Veja o vídeo da capela no cenário rural
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





