Se você tem usado os mesmos potes plásticos para armazenar comida por anos, é hora de ficar atento. Arranhões, manchas e opacidade podem indicar riscos invisíveis para a sua saúde.

Continua depois da publicidade

Mesmo sem saber, você pode estar consumindo partículas nocivas que migraram do plástico direto para sua comida. A especialista em segurança alimentar Merja Virtanen alerta para os sinais que indicam que o pote deve ir para o lixo.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Manchas brancas e arranhões são sinais de alerta

“Se o seu pote plástico tem manchas brancas ou arranhões, você deve jogá-lo no lixo imediatamente”, recomenda Virtanen. Esses sinais indicam que o plástico está degradado e liberando substâncias perigosas.

Continua depois da publicidade

Potes danificados liberam microplásticos e compostos que podem inflamar o sistema digestivo. O uso contínuo desses recipientes aumenta o risco de doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Lavar potes plásticos na lava-louças ou esquentá-los no micro-ondas acelera sua deterioração. Quando aquecido, o material libera substâncias químicas que passam para alimentos, especialmente os gordurosos e ácidos.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como prolongar a vida útil dos recipientes

Evite água muito quente e detergentes agressivos ao lavar potes plásticos. Sempre verifique se há símbolo de segurança para micro-ondas antes de usá-los nesse tipo de aquecimento.

Continua depois da publicidade

Vidro e aço inox são alternativas mais saudáveis e duráveis. Mesmo potes plásticos com BPA free precisam ser substituídos quando apresentarem sinais de desgaste ou alteração na superfície.

Fique atento a opacidade, textura áspera e cheiros estranhos. Esses são indícios de que o plástico está se quebrando. “O ideal é inspecionar regularmente seus recipientes e não hesitar em descartá-los ao primeiro sinal de deterioração”, reforça Virtanen.

Este é o vegetal que estimula o colágeno e ajuda a combater a dor no joelho

Saúde em primeiro lugar

Embora pareça um detalhe pequeno, trocar um pote velho pode ser uma atitude que protege sua saúde a longo prazo. Investir em materiais de qualidade e fazer inspeções periódicas ajuda a evitar a contaminação silenciosa dos alimentos.

Continua depois da publicidade

Se seus potes mostram arranhões, manchas ou estão com cheiro persistente, o melhor é descartá-los. Um recipiente novo custa pouco, mas os danos causados por substâncias invisíveis podem durar para sempre.

Leia também

Adeus ao escorredor de pratos na pia: nova tendência organiza a cozinha

Por que você deve usar bicarbonato de sódio no molho de tomate ao preparar macarrão