nsc

    CIÊNCIA

    Especialista explica as fases de testagem para vacinas contra a Covid-19

    Pelo mundo, há seis vacinas com estudos avançados

    12/08/2020 - 16h51 - Atualizada em: 12/08/2020 - 17h36

    Compartilhe

    Mateus
    Por Mateus Boaventura
    Vacinas precisam passar por pelo menos três fases
    Vacinas precisam passar por pelo menos três fases
    (Foto: )

    O Estúdio CBN Diário recebeu nesta quarta-feira (12) o pesquisador Aguinaldo Roberto Pinto, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele explicou os estudos e protocolos para criação da vacina contra o coronavírus

    De acordo com o professor, elas precisam passar por pelo menos três fases:

    Fase 1: são vacinadas algumas dezenas de pessoas. É o momento para testar a segurança detectando, por exemplo, efeitos colaterais.

    Fase 2: são vacinadas algumas dezenas de pessoas. A segurança continua à prova, mas com variações de dosagens. A resposta imune é avaliada.

    Fase 3: são vacinadas algumas milhares de pessoas. E elas são acompanhadas durante um tempo. Essa fase é uma das mais importantes.

    Só depois disso é autorizada a produção em massa. O especialista acredita que teremos resultados efetivos até o fim do ano, porque muitos estudos estão na terceira fase.

    — Pelo mundo, há seis vacinas na fase três. Para tudo isso acontecer, é preciso atender diversas legislações e comitês de ética — explicou o professor da UFSC. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas