nsc
dc

Liga aí

Esporte em tempos de coronavírus: o que assistir sem as jogos ao vivo na TV 

Com competições suspensas, confira uma lista de filmes e séries com temática esportiva para curtir e se emocionar 

21/03/2020 - 13h00

Compartilhe

João Lucas
Por João Lucas Cardoso
Opções para assistir na televisão durante a suspensão de campeonatos pelo coronavírus
Opções para assistir na televisão durante a suspensão de campeonatos pelo coronavírus
(Foto: )

A pandemia da Covid-19 fez parar as grandes competições esportivas por todo o mundo. O futebol no Brasil está praticamente todo paralisado – alguns estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste não foram suspensos –, as principais ligas europeias não têm jogos, a Fórmula 1 teve grandes prêmios cancelados e outras tantos campeonatos e torneios não têm data para serem iniciados ou retomados.

Durante o isolamento e sem esporte ao vivo para acompanhar, a reportagem listou filmes, documentários e séries ligadas ao mundo esportivo para você conferir. A relação tem 22 opções e está separada por modalidade. Confira, programe-se e curta:

ATLETISMO

Gun Runners (2015)

Ladrões trocam as armas pelas corridas. Dois quenianos mudam de vida através do esporte e se tornam maratonistas de elite, disputando grandes provas pelo mundo. Disponível na Netflix.

Raça (2016)

É uma cinebiografia do atleta americano Jesse Owens. Nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, na Alemanha do regime nazita de Hitler, ele ganha quatro medalhas de ouro.

AUTOMOBILISMO

Fórmula 1: Drive to Survive (2018 e 2019)

Em um formato de seriado que engloba documentário, a Netflix apresenta os bastidores da F1 que vai além do que você acompanha pela televisão. Mostra inclusive as brigas entre pilotos de equipes do fundo do grid.

Rush (2013)

Um dos maiores duelos da Fórmula 1 da década de 1970 é recontada no filme: Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Os pilotos tinham estilos totalmente opostos, dentro e fora das pistas.

Senna: documentário conta trajetória do piloto e ídolo brasileiro
Senna: documentário conta trajetória do piloto e ídolo brasileiro
(Foto: )

Senna (2010)

Disponível no Globoplay, o documentário de conta a trajetória do ídolo brasileiro Ayrton Senna, do começo no automobilismo à morte, em 1994. São quase três horas em que a vida do piloto é contada por familiares, pilotos, dirigentes e jornalistas.

BASQUETE

Iverson (2014)

Entre tantos filmes disponíveis da modalidade, este documentário vale a pena. O filme conta a infância dura de Allen Iverson, em um bairro violento, até o término de carreira na NBA. Disponível no Netflix.

BEISEBOL

Moneyball, o homem que mudou o jogo (2011)

Indicado a seis categorias do Oscar em 2012, o filme vai além da modalidade. Um gerente de um time de beisebol pequeno na principal liga norte-americana monta a equipe com base em estatísticas, algo que revolucionou a modalidade.

42, a história de uma lenda (2013)

Muito mais do que a modalidade, é uma história bonita e de superação. Em 1946, o personagem principal é contratado para jogar na grande liga da modalidade e se tornar o primeiro negro na competição, enfrentando o racismo dentro e fora do campo.

CICLISMO

Ícaro (2017)

Um ciclista amador passa a experimentar dopagens utilizadas no esporte e mostra todo o experimento neste documentário.

E-SPORTS

League of Legends: a Origem (2019)

Para quem pretende conhecer um pouco dos esportes eletrônicos, esta é uma boa chance. No Netflix, o documentário, que também conta com os criadores do principal game, comentam a criação e a ascensão da modalidade.

FUTEBOL

Apache, a vida de Carlos Tevez (2019)

O filme é baseado na vida do jogador argentino, mas não é um documentário. Mostra a infância do menino pobre na localidade de Fuerte Apache, um bairro violento de Buenos Aires, o começo da carreira, como os primeiros jogos pelo Boca Juniors, e a ascensão que o levou a ser conhecido mundialmente. Disponível no Netflix.

Documentário mostra ascensão e a tragédia de 2016 da Chapecoense
Documentário mostra ascensão e a tragédia de 2016 da Chapecoense
(Foto: )

Para sempre Chape (2018)

O documentário mostra dias que antecederam a tragédia no acidente aéreo da Colômbia em 2016 e as consequências na Chapecoense. A Chape vive um dos grandes momentos da história do clube, surpreendendo no Campeonato Brasileiro e confiante na conquista da Copa Sul-Americana, que não teve os jogos das finais disputadas. Disponível no Netflix.

Verão de 92 (2015)

Mostra uma das grandes zebras do futebol europeu. Em 1992, a Dinamarca foi a campeã da Eurocopa e recebeu a alcunha de “Dinamáquina”. O filme conta os anos anteriores da equipe até o grande título, com imagens de arquivo. Disponível no Netflix, o idioma original é dinamarquês.

Maldito Futebol Clube (2009)

Ex-jogador e técnico de futebol, Brian Clough chega no Leeds United, então gigante na época em que o filme é ambientado, entre 1960 e 1970. Mostra o desafio de treinador de futebol que deixa uma pequena equipe para um salto na carreira.

Gol! - Um sonho impossível (2005)

Uma ficção e as imagens de jogo são as que mais se aproximam do futebol no cinema. Santiago Munez (Kuno Becker) é um mexicano radicado nos Estados Unidos e que vai a Inglaterra com o sonho de se tornar jogador de futebol profissional.

FUTEBOL AMERICANO

Um homem entre gigantes (2015)

Disponível no Netflix, filme mostra os bastidores da modalidade em 2002, quando um médico descobriu o dano das concussões entre os jogadores durante a disputa das partidas.

Last chance U (2016)

Série documental que acompanha jogadores da modalidade em começo da carreira. Jogadores retratados pela série já entraram na NFL, a liga norte-americana. Disponível no Netflix.

LUTAS

10 segundos para vencer (2018)

O longa metragem que conta a história do boxeador Éder Jofre foi dividido em quatro episódios e disponibilizado pelo Globoplay. O Galinho de Ouro é tido como um dos maiores boxeadores brasileiro de todos os tempos. São retratados a infância difícil em São Paulo, as primeiras vitórias e também o título mundial de 1961.

Filme é dividido em série e conta saga de José Aldo no MMA
Filme é dividido em série e conta saga de José Aldo no MMA
(Foto: )

Outro filme que foi dividido em série de quatro episódios. Conta sobre a vida do lutador de MMA José Aldo, interpretado por José Loreto, desde a infância em Manaus, a infância difícil e como foram seus primeiros embates, até chegar ao UFC. Disponível no Globoplay.

SURFE

Gabriel Medina (2020)

Documentário no Globoplay mostra a evolução do surfista bicampeão mundial, retratando a Braziliam Storm, com os brasileiros em destaque no circuito mundial de surfe.

Gabriel Medina ganha documentário sobre a carreira
Gabriel Medina ganha documentário sobre a carreira
(Foto: )

TÊNIS

Borg vs McEnroe (2017)

Retrata a rivalidade entre dois tenistas consagrados nos anos 1980: Björn Borg (Sverrir Gudnason) e John McEnroe (Shia LaBeouf). O pano de fundo é a final de Wimbledon.

TRIATLO

100 metros (2016)

Disponível no Netflix, o filme espanhol é muito mais de superação do que de esporte. Um homem com esclerose decide se preparar e fazer uma prova de Ironman, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Colunistas