Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga um suposto esquema de fraude sistemática em concursos públicos realizados no Oeste do Estado. A ação, denominada “Ajuste Prévio”, foi deflagrada nesta terça-feira (16) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê.
Continua depois da publicidade
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As diligências buscam apreender documentos e outros materiais que possam comprovar irregularidades e indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos, comprometendo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre os concorrentes.
A investigação teve início a partir de uma denúncia recebida pelo Ministério Público e apura concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino em 2024. Conforme os levantamentos preliminares, os certames teriam sido previamente ajustados em um esquema articulado com a banca organizadora, beneficiando determinados candidatos. Há indícios de que alguns dos favorecidos já ocupem cargos públicos.
O trabalho investigativo pretende identificar todos os envolvidos, incluindo a empresa responsável pela organização dos concursos. A operação conta com apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, responsável por garantir a preservação da cadeia de custódia das provas coletadas.
As investigações seguem sob sigilo e, de acordo com o Ministério Público, novas informações poderão ser divulgadas após a publicidade dos autos.
Continua depois da publicidade

