Escondido a poucos quilômetros do Centro de Quilombo, no Oeste catarinense, o Salto Saudades, ou as cataratas de Quilombo, é uma série de quedas d’água que encanta moradores e turistas. Com quedas de até 10 metros, o local é parada obrigatória para quem gosta de se aventurar e estar em contato com a natureza.

Continua depois da publicidade

O salto fica em uma área rochosa, onde o Rio Chapecó alcança cerca de 180 metros de largura. São quedas de cerca de 10 metros, entre o centro e a margem do rio, que se espalham em curvas por 300 metros de extensão.

Com visitação gratuita, o parque das Cataratas de Quilombo conta com área de estacionamento, banheiros, lixeiras, rampa de acesso com acessibilidades a todos e mirantes em diferentes posições.

Veja fotos do Salto Saudades

Qual a melhor época para visitar

Em épocas de rio cheio, é possível ver toda a força das águas, mas chuvas intensas podem interditar a região e deixar a água barrenta. Por isso, é recomendado visitar o site da prefeitura de Quilombo e consultar antes da visita.

Já em época de seca, é possível ver as rochas que formam as cataratas, e os peixes ficam em piscinas que se formam. A melhor época para visitar o local depende do nível de água do rio.

Continua depois da publicidade

Outro fato que muda o nível de água das cataratas é a pequena hidrelétrica CGH Aparecida, que segura parte da água, diminuindo as quedas quando o rio está seco.

Como chegar a Quilombo

De Chapecó ao Salto Saudades são cerca de 75 quilômetros pelas rodovias BR-480 e SC-157.

Onde comer

Quilombo tem diversas opções de restaurantes tradicionais, com comida caseira, além de cafés, padarias e bares. Confira as opções aqui.

Onde se hospedar

A cidade tem opções de hospedagens, entre hotéis e pousadas. A opção mais próxima ao Salto Saudades é o Refúgio das Quedas, mas também há hotéis mais próximos ao Centro da cidade.

Continua depois da publicidade