O final de ano é de férias, descanso e viagem para muitas famílias brasileiras. Boa parte pegam a estrada com o carro. Independente se o destino for um estado vizinho, visitar parentes e amigos em alguma cidade do interior ou curtir as praias do litoral, uma coisa não pode faltar: as revisões e alguns cuidados básicos com o automóvel.

Continua depois da publicidade

Detalhes que, mesmo pequenos, podem causar transtornos, e por isso mesmo precisam de atenção, especialmente antes de viagens longas. E um dos itens que merecem um olhar especial nesse contexto são os pneus.

Responsáveis por manter o carro andando e único ponto de contato do veículo com o solo, é fundamental que os pneus estejam em boas condições para uma viagem segura. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que o mau estado de conservação dos pneus são um dos maiores responsáveis pelos acidentes graves nas rodovias brasileiras – muitos deles são fatais.

Além de garantir uma viagem tranquila e a segurança do motorista e dos passageiros, manter os pneus em boas condições também ajuda a economizar combustível e preservar a vida útil do veículo. Não é um mero detalhe: eles estão entre os principais componentes do carro

3 cuidados básicos com os pneus do carro antes de viajar

Como vimos, manter os pneus em boas condições é uma das prioridades dos motoristas antes de iniciar a viagem. Apesar de ser algo de suma importância, essa missão é simples, e boa parte dela pode ser feita em casa e em qualquer posto de gasolina.

Continua depois da publicidade

1 – Vistoria geral

É importante avaliar as condições de conservação dos pneus antes de pegar a estrada. Avaliar possíveis indícios de rachaduras, se não está muito desgastado, com arames e outras estruturas internas aparentes, entre outros detalhes que são perceptíveis.

Nessa vistoria, também pode ser analisada as condições das rodas e dos amortecedores. Outra orientação é avaliar quanto tempo de uso os pneus já possuem. Caso eles tenham mais de 12 meses, o recomendado é fazer a troca, especialmente se a viagem for longa.

2 – Calibragem correta

É fundamental fazer a calibragem correta dos pneus antes de pegar a estrada e, se a viagem for superior a seis horas, realizar o procedimento mais uma vez durante o trajeto.

Um pneu descalibrado, além de exigir mais força do motor e consequente aumento no consumo de combustível, pode fazer com que o carro perca estabilidade, dificulte a direção do motorista e até mesmo estoure em movimento, podendo causar acidentes. Um descuido que pode ser fatal e custar a vida de famílias inteiras na estrada.

Continua depois da publicidade

3 – Alinhamento e balanceamento

Antes de pegar a estrada, é recomendado levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para uma vistoria geral, mesmo que as revisões e manutenções estejam em dia. Um dos pontos que deve ser analisado é o alinhamento e o balanceamento das rodas e dos pneus.

Garantir esses pontos faz com que o carro tenha mais estabilidade e controle durante a viagem, exigindo o menor desgaste possível do motorista na condução e menos força do motor. Ou seja, é segurança, diminuindo consideravelmente os riscos de acidentes, e economia, gastando menos combustível.

Cuidados simples que salvam vidas

Pode parecer repetitivo, mas nunca é demais reforçar: os pneus são itens de segurança. Mante-los em boas condições evita acidentes e transtornos. Por outro lado, ignora-los pode ser fatal. Boa parte das tragédias nas estradas são causadas por pneus em péssimos estados de conservação.

Revisões, vistorias e manutenções periódicas e preventivas, aliadas a uma direção consciente, garantem ao motorista e aos passageiros uma viagem segura e divertida, sem sustos e surpresas na estrada.

Continua depois da publicidade