Um dos mais icônicos estádios do mundo está em reformas para a Copa do Mundo de 2026. O Azteca, na Cidade do México, segue em obras desde o primeiro semestre e 2024 e só deve ser reaberto em março de 2026. O local consagrou Pelé e eternizou seleção brasileira tricampeã do mundo, em 1970.
Continua depois da publicidade
Palco de duas Copas do Mundo, 1970 e 1986, o Azteca receberá cinco jogos no Mundial de 2026, o de abertura, mais dois na primeira fase e outros dois durante as fases eliminatórias. Para tal, o estádio está fechado e recebendo melhorias. Uma delas é a ampliação de 83,2 mil para 90 mil lugares.
Foi nele que a seleção brasileira de Pelé, Carlos Alberto, Tostão, Gérson, Rivellino, entre outros, conquistou o tricampeonato mundial, na goleada por 4 a 1 sobre a Itália.
No primeiro semestre de 2025, o Azteca mudou de nome oficial e passou a se chamar de Estádio Banorte, um banco que financia as obras atuais. Mas nem todo mundo curtiu o novo batismo, feito por naming rights, quando uma empresa patrocina e coloca sua marca junto à Arena.
Nas redes sociais do Estádio Banorte, a cada postagem vem acompanhada de um caminhão de comentários de usuários enfatizando que o nome Azteca ainda deve permanecer (Veja abaixo). Isso mostra que por mais bem-intencionada que a instituição financeira tenha em pagar pela melhoria em troca da exploração comercial, ela vai precisar se esforçar para cair no gosto dos torcedores.
Continua depois da publicidade
Não apenas isso. A Fifa proíbe o uso de naming rights nos estádios em seus eventos mundiais. Por isso, na Copa do Mundo ele se chamará Estádio Azteca Cidade do México.
A entrega das obras e reinauguração oficial deve ser em 28 de março de 2026. Nesta Data Fifa, a expectativa é que a seleção mexicana faça um amistoso diante de um adversário de nível mundial para reabrir a nova arena.
Entre as mudanças previstas estão, além da ampliação, melhorias estéticas e funcionais, como novos paineis de LED, reforma do telhado, novos vestiários e áreas para a imprensa.
Continua depois da publicidade
