Pelo menos um estado brasileiro vai ter como lei, a partir de 1º de março de 2026, a determinação que supermercados não poderão abrir aos domingos. Será no Espírito Santo e a regra que mantém os estabelecimentos fechados nos domingos faz parte de um acordo entre patrões e empregados.

Continua depois da publicidade

Além dos supermercados também deverão permanecer fechados aos domingos mercearias, minimercados, atacarejos, e lojas de material de construção. A nova convenção coletiva vale estabelece esse fechamento entre 1º de março e 31 de outubro de 2026, como forma de experiência.

A única exceção será para os pequenos comércios familiares que vendam comida. Estes estarão liberados para continuar abrindo aos domingos. Lojas de shopping também podem funcionar, mas os supermercados que ficam dentro de shopping também precisarão fechar aos domingos.

Vale lembrar que os supermercados no Espírito Santo já ficaram fechados em função de convenção coletiva por nove anos, entre 2009 a 2018. Depois foram liberados para funcionar e agora esta decisão foi revista.

Continua depois da publicidade

A decisão foi tomada a partir de uma experiência que os supermercadistas do interior do Espírito Santo tiveram e consideraram positiva, dizendo que não funcionar aos domingos diminui custos e que manter as lojas abertas nestes dias aumenta o gasto com mão de obra e não se justifica no retorno econômico.

*Com informações de A Gazeta

Você pode querer ver também a nova ponte mais alta do mundo transforma viagem de 2 horas em 7 minutos.