A trama que marcou Vale Tudo foi o “Quem matou Odete Roitman?”. A revelação que fez o Brasil parar no último capítulo da versão original da novela, exibida em 6 de janeiro de 1989, só existiu porque a novela precisou ser espichada.

Continua depois da publicidade

Que morria era Marco Aurélio. Quem matava era Maria de Fátima e quem assumia o crime era Raquel, no lugar da filha. Como a direção da Globo pediu mais 24 capítulos, os autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bàsseres, resolveram trocar e mataram Odete Roitman.

O mistério que se formou para desvendar quem matou Odete e por qual motivo deu material de sobra para os autores trabalharem os capítulos extras de Vale Tudo. O trio de autores não queria nada mirabolante demais, e já tinham até escolhido que matava Odete.

Marco Aurélio sempre foi o assassino de Odete Roitman

No livro Meu Passado Me Perdoa, Aguinaldo Silva conta que o assassino de Odete Roitman sempre foi Marco Aurélio, que era interpretado por Reginaldo Faria na época. O nome só mudou porque acabou vazando para a imprensa.

Continua depois da publicidade

Depois disso, uma reunião de emergência foi feita às pressas pelos três autores e eles resolveram mudar a identidade do assassino. Sem saber quem seria, a única coisa que eles queriam é que Odete Roitman fosse morta por um personagem improvável.

O objetivo era que ninguém desconfiasse e o mistério fosse mantido até o último capítulo. Eles escreveram cinco finais diferentes e a cena só foi gravada horas antes do capítulo ser exibido. No fim, Leila (Cássia Kiss) foi quem matou Odete Roitman por acidente, achando que era Maria de Fátima.

Compare a cena que Raquel rasga o vestido de Fátima com a versão original de Vale Tudo

Vilma de Vale Tudo: saiba quem é a personagem e se ela existiu na versão original de 1988

Continua depois da publicidade