O patchouli tem um lugar de destaque no universo das notas amadeiradas, conquistando apreciadores com sua intensidade particular. Embora venha de uma folha, na perfumaria, ele assume o papel de uma madeira levemente adocicada e profunda.
Continua depois da publicidade
Esse detalhe inusitado acontece porque seu aroma remete mais ao aconchego e calor de um tronco, do que ao frescor tipicamente associado às ervas. Portanto, se você busca uma fragrância marcante e envolvente, o patchouli é a escolha certa.
Essa nota é uma verdadeira aliada em composições ousadas. Segundo a perfumista Lígia Simões, “É um ingrediente que combina com pessoas (ou momentos) mais ousadas, porque tem um estilo audacioso, marcante e que exala confiança”, afirma em entrevista à Marie Claire.
Frequentemente presente em perfumes amadeirados e ambarados, o patchouli é o responsável por adicionar textura, profundidade e garantir a longevidade da fragrância.
Continua depois da publicidade
Geralmente, ele aparece nas notas de fundo, revelando-se completamente quando o perfume já se acomodou na pele, criando um rastro inesquecível.
Para você descobrir o poder dessa nota, confira algumas fragrâncias que usam o patchouli em suas composições, afinal, ele pode ser a chave para o seu próximo perfume favorito.
Fragrâncias com o toque especial do patchouli
Se você deseja adicionar confiança e profundidade ao seu dia a dia, estas são ótimas opções para conhecer:
Continua depois da publicidade
Diva Esplêndida, Eudora
Este perfume combina a mandarina vibrante com a doçura da calda de framboesa. No coração, você sente flores como jasmim e gardênia. O fundo, finalmente, traz o patchouli e o sândalo, criando uma base envolvente.
Aura Alba, Natura
É um floral mais delicado, que abre com lichia e um toque de flor do mel. A rosa marca o corpo da fragrância, enquanto o fundo mistura patchouli e sândalo, deixando uma sensação de conforto na pele.
Scapin 245 Intense, O.U.i
A abertura é inusitada, com notas de bergamota, café e chantilly. O coração tem jasmim, gardênia e framboesa, trazendo cremosidade. O fundo, com patchouli, cedro e baunilha, por fim, entrega um calor delicioso para a composição.
Continua depois da publicidade
L’Interdit, Givenchy
Notas de jasmim, tuberosa e flor de laranjeira se unem ao gengibre e à bergamota. À medida que o perfume evolui, ele ganha camadas profundas, com vetiver e patchouli.
Sí, Giorgio Armani
Une a doçura da groselha negra com flores de frésia e rosa. A base amadeirada e almiscarada traz profundidade, graças à baunilha, ao ambroxan e, claro, ao patchouli.
