A relação entre o esquecimento e a obesidade é o tema de uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo busca voluntários para ser concluído e tem como objetivo observar a associação entre a gordura visceral e as funções de memória do cérebro.
Continua depois da publicidade
A pesquisa “Associação entre a gordura visceral e aspectos de memórias relacionada ao hipocampo em indivíduos adultos com obesidade” faz parte do projeto de mestrado de Daniele Teixeira Jerônimo, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) da universidade.
— Estudos de neuroimagem têm demonstrado que a obesidade pode afetar tanto a estrutura quanto o funcionamento cerebral, estando associada a desempenho cognitivo prejudicado, declínio cognitivo acelerado e alterações neurodegenerativas na vida adulta — diz a pesquisadora.
De acordo com a aluna, apesar da vasta literatura sobre o assunto, a associação específica entre gordura visceral e aspectos de memória relacionados ao hipocampo ainda é pouco explorada, o que representa uma lacuna relevante de investigação.
Brasil tem uma a cada três pessoas vivendo com obesidade, mostra estudo global
Continua depois da publicidade
Voluntários para participar da pesquisa
A universidade busca voluntários entre 18 e 60 anos, que possuam obesidade definida por Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior à 30 kg/m².
Além disso, segundo a pesquisadora, a pessoa deve ser alfabetizada, não ter realizado cirurgia bariátrica, não trabalhar no período noturno, não estar grávida ou amamentando e possuir disponibilidade para estar presencialmente na UFSC em encontros pré-agendados. A inscrição pode ser feita através do formulário.
Após a seleção dos inscritos, a coleta de dados será feita em dois momentos. Primeiro, será realizado um exercício de memória e também a coleta de dados de composição corporal e sangue. Na sequência, serão aplicados questionários com informações sociodemográficas de atividade física, de sono, de depressão e de ansiedade.
As datas e locais de encontro serão repassados diretamente aos voluntários.
Leia mais
Alzheimer: como SC caminha para prevenir doença que afeta quase 1 milhão de brasileiros
Estudo mostra que 75% dos brasileiros adultos terão obesidade ou sobrepeso até 2044

