nsc
    dc

    Curioso

    Estudo tenta explicar casais em que um pega Covid-19 e o outro, não

    Resposta pode estar nos genes que ativariam com maior eficiência as primeiras células de defesa do organismo contra a invasão do vírus

    30/04/2021 - 19h46

    Compartilhe

    Por Metrópoles
    O material genético de 86 casais foi analisado e há casos de pessoas de várias idades
    O material genético de 86 casais foi analisado e há casos de pessoas de várias idades
    (Foto: )

    Pesquisadores brasileiros liderados pela cientista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), estão tentando descobrir por que algumas pessoas são resistentes à infecção pelo coronavírus naturalmente. Para isso, estão sendo analisados casais onde um dos cônjuges foi infectado e o outro, não.

    O material genético de 86 casais foi analisado. Há casos de pessoas de várias idades como, por exemplo, de um idoso com mais de 70 anos que foi hospitalizado com Covid-19, e sua esposa, da mesma idade, e a sogra com 98 anos e morando na mesma casa, não. Outra situação que chamou a atenção foi o de uma senhora de 90 anos que foi infectada com o vírus, mas o marido, de 100 anos, não pegou a doença.

    Os resultados foram publicados em versão pré-print e ainda precisam ser revisados pela comunidade científica. Os pesquisadores sugerem que algumas variações genéticas estão associadas a uma ativação mais eficiente de células de defesa (NK) na primeira barreira imunológica contra qualquer vírus — assim, o vírus nem chegaria a se reproduzir no organismo.

    Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

    Leia também

    Superlotação, pessoas pisoteadas, 45 mortos: primeira festa religiosa do ano em Israel termina em tragédia

    Mãe de Paulo Gustavo pede ajuda de Irmã Dulce para curar ator

    Quem é o ex-marido de Yasmin Brunet

    Enquete BBB 21: quem sai no paredão entre Camilla, Gil e Juliette?

    Colunistas