nsc
dc

Ajuda

EUA vão doar 60 milhões de vacinas da AstraZeneca para outros países

Imunizante está sendo produzido no país, mas a utilização não foi autorizada pela agência reguladora de medicamentos americana, a FDA

26/04/2021 - 16h20

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Não foi revelado, a princípio, quantas doses estão prontas para serem enviadas, ou para quais países elas irão
Não foi revelado, a princípio, quantas doses estão prontas para serem enviadas, ou para quais países elas irão
(Foto: )

Os Estados Unidos enviarão até 60 milhões de doses da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca para outros países, informou nesta segunda-feira (26) um funcionário do governo Joe Biden. Milhões de doses do imunizante já foram produzidas no país, mas a utilização não foi autorizada pela agência reguladora de medicamentos americana, a FDA.

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

— Os Estados Unidos distribuirão 60 milhões de doses da AstraZeneca para outros países conforme estiverem disponíveis — afirmou no Twitter Andy Slavitt, conselheiro sênior da Casa Branca na luta contra a covid-19. 

Não foi revelado, a princípio, quantas doses estão prontas para serem enviadas, ou para quais países elas irão, e Slavitt acrescentou que "no momento ainda há muito poucas disponíveis". 

No mês passado, a Casa Branca disse que o governo estava se preparando para enviar cerca de 4 milhões de doses da AstraZeneca para seus vizinhos: 2,5 milhões para o México e 1,5 milhão para o Canadá. 

Três vacinas contra a Covid receberam sinal verde do FDA: as da Pfizer, da Moderna e da Johnson & Johnson. A última teve sua aplicação retomada na semana passada após um breve hiato devido a raros casos de trombose. Com isso, o governo acredita que as vacinas das três farmacêuticas serão suficientes para a população americana.

Exportação de vacinas

O governo Biden está sob pressão para suspender as restrições à exportação de vacinas, já que países como a Índia vivem um grande aumento de infecções, enquanto o suprimento dos EUA parece cada vez mais seguro e a demanda doméstica começa a cair. 

Biden prometeu nesta segunda ajuda emergencial à Índia para enfrentar a nova onda devastadora da pandemia, durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Narendra Modi, segundo os dois governos. Porta-vozes indianos apontaram que Modi pediu a Biden que atenuasse as exigências de propriedade intelectual para as vacinas covid-19, um ponto não mencionado por Washington. 

> Pelo menos 232 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 com doses diferentes em SC, aponta estudo

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse a repórteres que a FDA conduzirá controles de qualidade com as doses da AstraZeneca antes de enviá-las para o exterior. 

— Nossa equipe vai compartilhar mais detalhes sobre nosso planejamento e quem receberá as ofertas, mas estamos em processo de planejamento no momento — explicou. 

Nos Estados Unidos, onde a taxa de novas infecções por covid-19 está diminuindo mais uma vez, quase 140 milhões de pessoas receberam uma dose da vacina até agora, o que equivale a 42% da população total, ou 53% da população adulta. 

*Com informações de AFP

Leia também

> Cai proporção de idosos mortos por Covid-19 em SC após início da vacinação

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Colunistas