A Arena Unificado, evento promovido pelo Colégio Unificado com toda a comunidade escolar, movimentou a cidade de Itajaí com atividades práticas, provas e contato com a natureza. O evento, que aconteceu no dia 15 de novembro, foi aberto ao público e reuniu estudantes de diferentes turmas, amigos e seus familiares.
Continua depois da publicidade
O objetivo do Arena Unificado é promover integração entre as famílias, através de reforços de pilares pedagógicos, como protagonismo, colaboração e prática como forma de aprendizagem. A programação contou com a corrida ecológica, EcoRun, desafios ao ar livre e momentos voltados ao desenvolvimento social e motor.
A EcoRun teve diferentes distâncias e modalidades, como a Trilha Solo (3,3 km), Revezamento (2,8 km), Infantil (0,7 km) e Kids (0,15 km). Além da corrida, as atividades recreativas de escalada, tirolesa, minifutebol, minivôlei e beach tennis aconteceram ao longo do evento.
O professor de Educação Física, Matheus Rossi Botti, comenta que o foco da atividade é colocar o estudante como protagonista do próprio aprendizado. Por isso, o Arena Unificado aposta em uma metodologia de experiência, em que o estudante aprende fazendo.
— Nas vivências de escalada, tirolesa e nas provas de revezamento, cada estudante precisou tomar decisões, enfrentar desafios pessoais e assumir responsabilidades dentro do grupo. Essas experiências exigiram coragem, iniciativa e participação ativa — reforça o professor.
Continua depois da publicidade
Apoio mútuo como pilar de resultado
Matheus explica que, ao longo da dinâmica dos esportes coletivos, foi possível perceber a colaboração entre as equipes. Segundo ele, os times se apoiaram mutuamente, incentivaram colegas e trabalharam juntos para superar até os desafios mais complexos.
Um dos principais objetivos da programação foi a Eco Run, uma corrida de trilha com diversas atividades e desafios, como a prova individual de 3200 metros, focada em resistência e controle do ritmo; o revezamento com três atletas, que percorreram 2800 metros cada; além de categorias infantil e kids, com percursos de 750 metros e 250 metros. Todo o evento aconteceu na Escola do Campo, um espaço totalmente ao ar livre do Colégio Unificado.
— Os alunos vivenciaram uma experiência completa, unindo prática esportiva, contato com a natureza e consciência ambiental. Eles puderam desenvolver dinâmicas motoras, como coordenação, equilíbrio, comunicação e tomada de decisão rápida — reforça.
Segundo o professor, durante a experiência, foi possível vivenciar diversos momentos de superação. Ele conta que diversos grupos quase desistiram, mas retomaram o foco juntos. Além disso, a participação dos familiares foi fundamental, já que contribuiu com o clima de união e apoio.
Continua depois da publicidade
— Quando os estudantes percebem que os pais estão acompanhando, valorizando e torcendo, eles se sentem mais confiantes e motivados. Muitos se dedicaram ainda mais, se organizaram melhor e até se comportaram de maneira mais responsável. A energia positiva das famílias fez parte do resultado — comenta Matheus.
Ação alinhada com o objetivo institucional do Colégio Unificado
O vice-diretor de Balneário Camboriú, Felipe Valmorbida, ressaltou que a Arena está alinhada à identidade da instituição. Ele afirma que a proposta surgiu de um movimento comum na unidade, que, inclusive, é um dos pilares da instituição: ser uma escola em movimento.
— Trazer os alunos e famílias para este âmbito oferece uma perspectiva mais ampla de como a relação com a natureza, a preservação e os cuidados com ela são tão importantes para todos — conta.
Ele destaca, ainda, que acredita no esporte como agente transformador, com um potencial educativo.
— Proporcionar essa prática para a família se torna essencial para colaborar com a formação do caráter, bem como no desenvolvimento social e emocional — conclui o vice-diretor.
Continua depois da publicidade












