Nesta sexta-feira, 7 de março de 2025, Marcelo Sousa e Fábio Deschamps (ex-presidente da FCB) assumiram oficialmente a presidência e vice, respectivamente, da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), após serem eleitos por aclamação para o quadriênio 2025-2029 em setembro de 2024. A cerimônia de posse foi acompanhada pela delegação catarinense, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A dupla Sousa-Deschamps assume a presidência no lugar de Guy Peixoto Jr., que encerra seu segundo mandato. Ao longo de oito anos de liderança à frente da Confederação Brasileira de Basketball, Guy deixou um legado de enorme relevância para o basquete nacional, com feitos que marcaram um período de grande crescimento e reestruturação.

Na foto acima estão (da esquerda para a direita):

  • Luiz Gastão Dubois (coordenador técnico FCB)
  • Fábio Deschamps (vice-presidente CBB)
  • Marcelo Sousa (presidente CBB)
  • Oscar Archer (secretário geral FCB)
  • Maurício Camaroto (coordenador de Arbitragem FCB)
  • Sérgio Carneiro (Presidente FCB)

Continua depois da publicidade

Agora, a Federação Catarinense de Basketball conta com um novo presidente, Sérgio Carneiro, o Serjão, que foi vice de Fábio durante os seis anos de sua gestão. Ao longo desses anos, a FCB fortaleceu ainda mais seu nome no cenário nacional e internacional.

Apesar de ter passado por um difícil período de pandemia logo em seu segundo ano de mandato, o basquete catarinense manteve seu crescimento ao longo destes anos e com diversas novidades. Logo em 2019, a criação do Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Vila União, seguido da Certificação Brasileira de Assistência Social (CEBAS).

Em 2021, foi a primeira Federação do país a ter um departamento técnico e de registros de basquete 3×3. Em 2022, Jaraguá recebeu o jogo mais importante da história do basquete catarinense: Brasil e México, pelas eliminatórias da Copa 2023. Neste mesmo ano, a FCB foi a executora do Instituto Basquete Brasil, inaugurada ao lado da CBB.

Criou o MiniBasket FCB, em 2023, para desenvolver o basquete entre as crianças mais jovens. Dentre vários outros feitos na assistência social, basquete, gestão, comunicação e diversos outros feitos.

Continua depois da publicidade

Leia também

TJD nega novo pedido do Barra e Catarinense vai ter jogos no final de semana

Corrida em Florianópolis incentiva a prática de esportes na vida das mulheres