nsc
    nsc

    Tire suas Dúvidas

    Falando de Sexo: vasectomia pode causar impotência?

    Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores

    28/11/2018 - 14h24 - Atualizada em: 28/11/2018 - 14h29

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Odeio tomar pílula e tenho dois filhos. Pedi para o meu marido fazer vasectomia, mas ele diz que tem medo de ficar impotente. Como é esta cirurgia?

    Este é um medo bem comum entre os homens. A maioria tem receio da cirurgia, de perder a masculinidade, ou de outra coisa qualquer. Não tem nada a ver! Não existe nenhum prejuízo com relação à potência ou à performance sexual.

    A vasectomia é uma operação muito simples. É um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos por meio do epidídimo (um “tubo” na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra.

    Consequências

    Alguns pacientes sentem um pequeno desconforto nos testículos, pois o epidídimo fica um pouco hipertenso. Fora isto, é um procedimento simples, que, raramente, traz inconveniências. A cirurgia não altera a produção nem a quantidade de líquido eliminado na ejaculação, que pode ficar um pouco mais fluido, mas, na maioria dos casos, isto nem é percebido.

    Benefícios

    Pode ocorrer uma melhora na libido do homem que fez a vasectomia, porque ele passa a transar sem preocupação. Além disso, a mulher se solta e passa a ser mais participativa, porque desaparece o medo de engravidar. Na verdade, o que vemos, do ponto de vista sexual, é que a vasectomia representa, muitas vezes, um benefício para o casal.

    Leia todas as colunas do Falando de Sexo

    Confira notícias da Grande Florianópolis

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas