A TV Globo exibe nesta sexta-feira (27), logo após o Globo Repórter, o especial Falas de Orgulho, em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho.

Continua depois da publicidade

Com apresentação de Bruna Linzmeyer e Milton Cunha, o programa mistura humor, música, esquetes e momentos de emoção para destacar a força, a diversidade e as histórias inspiradoras da comunidade LGBTQIA+.

Este ano, o especial traz convidados como Diego Martins, Digão Ribeiro, Lorena Comparato, Agatha Marinho, Dani Barros, Alejandro Claveaux, entre outros, que participam de quadros que resgatam a memória das precursoras do movimento LGBTQIA+ e mostram, de forma cômica e acessível, situações do cotidiano.

Um dos destaques é o personagem “Tio Cláudio”, vivido por Nando Cunha, que representa aquele familiar intrometido e, ao mesmo tempo, solitário. Para Bruna Linzmeyer, é essencial que figuras como o Tio Cláudio se reconheçam e entendam que família é quem te respeita e cuida:

Continua depois da publicidade

— A comunidade LGBTQIA+ nos ensina que família é quem te respeita, te cuida, te admira. Amor é construção diária, diálogo, compaixão — diz Bruna.

Além das esquetes, o especial ganha brilho com performances musicais de Lorena Comparato e Diego Martins, que apresentam números com linguagem didática para abordar temas importantes do universo LGBTQIAPN+ de forma leve e divertida.

Continua depois da publicidade

O programa ainda conta com um desfile poderoso protagonizado por Nila, Daniel Faier, Ayo Faria, Nina Bellohombre e Joanne Vênus, repleto de cor, animação e representatividade.

Nos bastidores, Bruna Linzmeyer destaca a alegria de estar de volta à Globo após dois anos, e ressalta a troca especial com Milton Cunha na coapresentação:

— Sou fã dele e que pessoa generosa que ele é. Estar ao lado dessas pessoas e compartilhar um olhar pelo mundo me traz muita alegria — exalta Bruna.

Continua depois da publicidade

Questionada sobre o que ainda falta na TV aberta em termos de representatividade, Bruna aponta a necessidade de ter mais pessoas LGBTQIA+ em cargos criativos e decisórios:

— Quanto mais autoras, diretores e executivos pertencentes à comunidade ou que reconheçam esses talentos como ativos imprescindíveis para o sucesso da audiência, mais alcançaremos histórias autênticas.

Para Bruna, a mensagem central do especial é clara:

— É através dos afetos e parcerias que você constrói que a vida se faz, e é desses encontros que nasce a alegria. O riso e o humor são ferramentas poderosas para lidar com o mundo — afirma a atriz.

Continua depois da publicidade

Falas de Orgulho é escrito por Clara Anastácia, Flavia Boggio e Veronica Debom, com direção artística de Matheus Malafaia, e direção de Naína de Paula e Nathalia Ribas.

Leia também

Êta Mundo Melhor: quais personagens de Êta Mundo Bom voltam na nova novela

Dona de Mim: morte de personagem pode mudar totalmente o rumo da novela

Ator que fez o André na versão original de Vale Tudo é vilão em Dona de Mim