A Semana Lixo Zero Joinville é marcada por uma série de atividades sobre a conscientização do cuidado com o meio-ambiente. Uma delas é a limpeza no manguezal da Baía da Babitonga, próximo ao Joinville Iate Clube (JIC), que acontece neste sábado (22) das 13h às 14h30.
Continua depois da publicidade
No mesmo dia, a programação do evento sustentável apresenta uma roda de conversa com o projeto Voz dos Oceanos, conhecido pela expedição ecológica da família Schurmann. O painel, com início às 15h, terá transmissão ao vivo pelo YouTube do NSC Total.
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a organização da Semana Lixo Zero, o objetivo da ação no bairro Espinheiros é retirar os resíduos sólidos descartados de forma inadequada. A limpeza será feita por sócios do JIC, apoiadores do Instituto Comar e qualquer pessoa interessada em participar do movimento.
Depois da ação, os resíduos serão expostos e haverá um momento para discutir com os participantes sobre o que pode ser feito para diminuir a poluição das águas.
Continua depois da publicidade
Encontro com família Schurmann
Das 15h às 16h30, no mesmo local, haverá uma roda de conversa (online e presencial) do projeto Voz dos Oceanos, com o tema “ Experiência e cuidados com o mar”. O encontro procura inspirar novas atitudes e cuidados com o mar, as baías e o estilo de vida nas cidades. O encontro terá transmissão ao vivo e exclusiva do NSC Total.
Entre os palestrantes estão: Heloisa Schurmann, velejadora, escritora, idealizadora e líder da Voz dos Oceanos; Alexandre Moreno, tripulante em terra, head de comunicação da família Schurmann e Voz dos Oceanos; Virgínia Grace Barros, engenheira sanitarista, doutora em Ciências Ambientais, mestre em Engenharia Ambiental, professora e consultora; e Sabrina Eggert, sócio-diretora da Oceano Surfwear e embaixadora do projeto Keep the Ocean Blue. O bate-papo será mediado por Arthur Rancatti, do Coletivo Joinville Lixo Zero.
Durante o evento serão respondidas as seguintes perguntas: “O que podemos fazer?”, “O que está sendo realizado em Santa Catarina ou mesmo no Brasil que faz a diferença e contribui com os nossos oceanos?”, “Qual a experiência da Família Schurmann com a expedição Voz dos Oceanos?”, “O que ela está vendo?”, “Há solução?” e “É possível mudar?”.
Sob supervisão de Hassan Farias
Leia também:
Igreja desmente suposta invasão em manifestação contra demissão de professora em Joinville
Continua depois da publicidade
Empresa têxtil tem planos para ampliar fábrica em Joinville
Presidente do JEC fala em fim de mandato e transição do cargo para Darthanhan Oliveira