A partir desta sexta-feira (10), a prefeitura de Blumenau irá disponibilizar uma agenda on-line para que familiares de recuperados do novo coronavírus façam o teste rápido. Apenas pessoas que moram na mesma casa do infectado (que já passou pelo isolamento de 14 dias) devem fazer o exame.
Continua depois da publicidade
A agenda estará disponível neste link. Nos próximos dias, a funcionalidade deve ser disponibilizada também no aplicativo Pronto Mobile. Por meio do link, após o preenchimento de dados de identificação, será possível escolher o horário para fazer o teste, bem como a unidade, entre o Ambulatório da Vila Germânica ou um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs).
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
— Com os resultados destes testes teremos ainda mais informações sobre o comportamento do vírus na cidade, que podem ser utilizadas em novas estratégias de combate — afirmou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
É indispensável que os nomes dos contactantes estejam listados no Termo de Declaração que os pacientes recebem quando procuram atendimento no Ambulatório da Vila Germânica. Sem a apresentação deste documento, o teste não poderá ser feito.
Continua depois da publicidade
Novo decreto diminui limite de pessoas dentro de supermercados de Blumenau
Outros públicos
Podem fazer o teste em um dos sete AGs, sem necessidade de agendamento: idosos sintomáticos (pessoas com 60 anos ou mais) não residentes de Instituições de Longa Permanência (ILP); cuidadores de idosos com certificação profissional, registro em carteira, ou declaração assinada do empregador; além de casos específicos de servidores públicos municipais.
Coronavírus em Blumenau
Conforme dados da prefeitura desta quarta-feira (8), 3.472 pessoas já se contaminaram na cidade desde o início da pandemia e 2.154 já são consideradas recuperadas. Pouco mais de 1300 estão em tratamento. Entre casos confirmados e suspeitos há 34 em UTI (29 são pacientes blumenauenses e cinco de municípios vizinhos) e 49 em enfermarias (37 de Blumenau). Ao todo, a prefeitura já aplicou 15.751 testes.