O pequeno município de Três Barras decretou emergência por conta da estiagem. Famílias das zonas rurais estão sem água nos poços artesianos e dependentes do caminhão pipa enviado pela prefeitura. O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial na quinta-feira (19).

Continua depois da publicidade

De acordo com o documento, o município passa por um período crítico da estiagem e, na medida em que escassez e ausência de chuvas vem se prolongando, há uma redução significativa no volume do lençol freático, comprometendo a recomposição dos mananciais e cisternas

“Que o cenário da estiagem pelo qual a região vem enfrentando com a escassez hídrica com repercussões negativas aos vários agricultores, para dessedentação animal e consumo humano, necessitando assim do apoio da Prefeitura Municipal na disponibilização de máquinas, equipamentos e caminhão pipa para ajudar a mitigar os efeitos desfavoráveis desse fenômeno”, cita o decreto.

O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. 

Também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

O decreto de emergência entra em vigor a partir da data de publicação, devendo vigorar pelo prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado caso persistam as condições de estiagem na cidade.