Itajaí passou a sediar, pela primeira vez em Santa Catarina, um centro de distribuição de uma empresa internacional de e-commerce. A instalação foi acompanhada em visita técnica pelo prefeito Robison Coelho e pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm.

Continua depois da publicidade

O centro de distribuição integrará a malha logística nacional da Shopee, plataforma de marketplace asiática, e deve gerar mais de 700 empregos diretos e indiretos na cidade e região. A unidade opera no modelo cross-docking, com capacidade para processar aproximadamente 400 mil pacotes por dia.

O método cross-docking é uma estratégia logística em que as mercadorias chegam ao local e são roteirizadas para o destino final, minimizando o armazenamento de produtos no terminal.

Além do centro de distribuição, Itajaí também terá dois hubs logísticos onde as mercadorias serão direcionadas, os locais serão responsáveis pela triagem final e redistribuição dos pedidos, operação que deve agilizar o processo de entregas.

Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, a empresa se interessou pela localização da cidade.

— A empresa chegou à cidade em outubro e escolheu Itajaí pela posição geográfica, pela BR-101, pela proximidade com Florianópolis e Joinville, e pelo complexo portuário, o maior do Sul do país. Isso facilita o escoamento da carga, além de termos infraestrutura rodoviária e mão de obra qualificada. O município trabalha continuamente na qualificação profissional, o que pesa muito na decisão de investimento

O galpão inaugurado em Itajaí se torna o 15º centro de distribuição da multinacional no Brasil. A expectativa é de que a unidade reforce a cobertura da empresa no Sul do país, acelere cargas e amplie a capacidade operacional.

Segundo o head de Expansão da Shopee, Rafael Flores, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com o fortalecimento da logística e o crescimento de vendas on-line no Brasil.

— Seguimos trabalhando para ter uma rede logística cada vez mais robusta e contribuir com o crescimento do e-commerce. A nova unidade em Itajaí é mais um passo nessa jornada de conectar pessoas e impulsionar negócios em todo o país.

Com o único centro de distribuição de Santa Catarina e dois hubs operacionais, Itajaí passa a concentrar etapas estratégicas da cadeia logística, fator que impulsiona novos investimentos e fortalece o desenvolvimento econômico local.

O prefeito Robison Coelho e a Secretária de Desenvolvimento Econômico Gabriela Kelm visitaram o centro de distribuição da empresa nessa segunda-feira (12). A unidade está em funcionamento desde o final de 2025.

Continua depois da publicidade