Um gato-mourisco, felino silvestre em risco de extinção, foi flagrado no Pico Malwee, em Jaraguá do Sul. A visualização aconteceu na manhã de terça-feira (21), pelo fotógrafo Marcelo Schmidt Roberti, enquanto fazia observação de aves.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Ao g1 SC, Marcelo disse que o registro aconteceu “sem querer” enquanto estava no ponto turístico. Ele também afirmou que nunca tinha visto um gato-mourisco antes.
Veja fotos do gato-mourisco
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Continua depois da publicidade
— O registro ocorreu ‘no susto’, pois eu sou observador e fotógrafo de aves no meu tempo livre e era o que eu estava fazendo, quando o vi cruzando a estrada. Foi muito rápido. A visualização de felinos silvestres é muito difícil de acontecer. Fotografo aves desde o início de 2019 e foi a primeira vez — disse.
A espécie tem nome científico Herpailurus yagouaroundi e se alimenta de mamíferos de pequeno e médio portes, cobras, lagartos, aves, insetos, peixes e anfíbios.
A espécie foi classificada como vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o que significa um risco alto de extinção.
*Com informações do g1 SC
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Conheça os finalistas do Festival de Cucas 2024 do Jornal do Almoço Joinville
Água da praia da Vigorelli está apta para banho, diz levantamento do IMA
FOTOS: Artista de Joinville pinta “carteira gigante” em campanha de SP contra a evasão escolar