A única Ferrari F50 existente no Brasil ganhou o “Oscar” do automobilismo. O veículo pertence ao Museu CARDE, de Campos do Jordão (SP), e foi restaurado por mecânicos de Blumenau para ser exibido no The Quail, A Motorsports Gathering, na Califórnia. O evento é superexclusivo e reúne apenas cerca de três mil convidados do mundo todo, entre colecionadores, fabricantes e entusiastas de esportivos de luxo.
Continua depois da publicidade
Para garantir o prêmio na categoria reservada ao 30º aniversário da Ferrari F50, o carro passou quatro meses em Blumenau sob os cuidados da equipe do mecânico e empresário Celso Pamplona. Somente com a troca de peças — todas originais, vindas da fábrica na Itália — foram investidos cerca de R$ 800 mil. O trabalho também incluiu substituição de pneus, pintura e restauração dos acabamentos internos.
O trabalho minucioso deu resultado. A Ferrari ficou com o troféu pela elegância, mesmo diante da concorrência de 16 F50 com cores e numerações especiais.
— É um evento muito restrito. Os melhores do mundo estão lá e todas essas pessoas viram o nosso carro. A gente concorreu com pessoas que têm 50 anos de história, empresa inglesa, onde é o berço do automóvel, empresa japonesa, todas muito grandes com know-how. Nós não temos a tecnologia que eles têm, mas a gente fez história com o melhor carro — conta orgulhoso Pamplona.
Veja fotos da única Ferrari F50 no Brasil
Continua depois da publicidade
O veículo voltou ao Brasil neste mês e, na última semana, ainda estava em Blumenau antes de retornar a São Paulo. Tanto cuidado se justifica pela exclusividade. Não se trata apenas de um dos 349 exemplares destinados a clientes, mas do segundo de três protótipos construídos antes da produção em série. É um carro muito valioso, afirma o mecânico e empresário de Blumenau:
— Nos Estados Unidos, é estimado em 12 milhões de dólares. No Brasil, algo em torno de R$ 90 milhões.
O automóvel chegou ao país em 1995 pelas mãos de um empresário do agronegócio e, posteriormente, foi adquirido pelo CARDE, onde pode ser apreciado pelo público.





