O atacante do Barcelona e da seleção espanhola Lamine Yamal pode ter problemas com a Justiça espanhola tão logo se tornou maior de idade. O motivo é justamente a sua festa de aniversário de 18 anos, realizada neste domingo, na Catalunha. Polêmica desde sua organização, com proibição de celulares, especulação sobre acompanhantes e astros da música presentes, as celebrações podem ter infringido a lei por lá.

Continua depois da publicidade

A festa pode ser alvo de investigação no país por causa de uma denúncia. Nela, o evento teria contado com a presença de pessoas com nanismo para fins de entretenimento, algo proibido pela legislação do país. A lei proíbe expressamente “shows em que pessoas com deficiência são usadas para provocar o ridículo”. O Diário Marca mostra um vídeo com essas pessoas deixando o local da festa.

Na denúncia, feita pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), diz que a contratação de pessoas com nanismo na festa de Lamine Yamal para fins de entretenimento viola “não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa”.

– É inaceitável que pessoas com nanismo continuem sendo usadas como entretenimento em festas privadas – disse Carolina Ponte, presidente da ADEE.

Por isso, a entidade entrou com uma ação na Justiça para investigar eventuais descumprimentos à lei. Nesta segunda-feira (14), o governo espanhol também se manifestou por meio do Ministério dos Direitos Sociais e pediu ao Ministério Público que investigue se a lei que proíbe espetáculos que ridicularizam ou denigrem pessoas com deficiência, foi violada na festa de aniversário de Lamine Yamal.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, nem Barcelona nem o jogador se manifestaram sobre o ocorrido. Se condenado, a multa pode variar de 600 mil a 1 milhão de Euros (de R$ 3,8 milhões a R$ 6,5 milhões).

Festa de Lamine Yamal foi polêmica e com preocupação dos familiares

Mesmo antes de acontecer, a festa de Lamine Yamal foi motivo de especulações, polêmicas e preocupações. Um dos motivos foi o número restrito de convidados e a proibição para uso de câmeras e aparelhos de telefone celular. Além disso, a imprensa espanhola especulou que a organização teria contratado garotas de programa para o evento.

Tudo isso tem gerado preocupação nos familiares mais próximos de Yamal. Há o temor de que os excessos do garoto possam prejudicar seu desempenho e até mesmo comprometer a carreira. A mãe dele, Sheila Ebana, estaria “desesperada” com o comportamento do filho.

Continua depois da publicidade

Um dos problemas, no entanto, é o pai biológico de Lamine Yamal. Mounir Nasraoui tem a fama de ser um homem sempre envolvido em confusões no bairro onde vive e seria uma influência para o atual estilo de vida do filho.

De férias no Barcelona, Yaamal não “parou quieto”. Ele veio ao Brasil, se encontrou com Neymar e visitou comunidades. Além de São Paulo e Rio, esteve ainda na Sicília, Marbella, Ibiza e Xangai. Na Europa, viu seu nome apontado como affair da influenciadora digital Fati Vázquez, 13 anos mais velha que ele.