O Festival dos Girassóis de Joinville começa nesta sexta-feira (14), deve reunir 28 mil unidades da planta e trazer novidades para esta edição, como a mudança na semente da flor para evitar alergia nas pessoas e homenagem ao pintor Vincent Van Gogh. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A abertura do evento está prevista para às 9h, no Parque dos Hemerocallis, empresa que organiza o evento. Os girassóis podem chegar a 1,5 metros de altura. Ao todo, são 50 mil metros quadrados de parque com dez jardins de espécies variadas e floridas o ano inteiro.

Algumas novidades estão presentes a partir desde ano. O parque passou a fazer do solo um laboratório para outras espécies do girassol. Empresas nacionais, produtoras de sementes de girassóis, estão utilizando um canteiro específico para descobrir se estas plantas vão se unir com as semeadas anualmente.

Além disso, a semente de girassol plantada em Joinville foi modificada pela indústria japonesa para não produzir pólen e nem causar alergia nas pessoas. O nome dessa semente é Vicent’s Choice, uma homenagem aos girassóis pintados pelo pintor neerlandês Vicent Van Gohg. 

Continua depois da publicidade

De acordo com a organização do evento, a data escolhida para o festival se dá pelo girassol ser uma flor de clima seco. Conforme medições do parque, nos últimos 10 anos, os meses de maio, junho e julho, apresentam menor índice de chuvas em Joinville.

O ciclone que atingiu a cidade nesta quinta-feira (13) prejudicou o início da florada, porém, o evento está mantido. O auge da florada dos girassóis está previsto para a próxima terça (18) e quarta-feira (19).

O evento acontece até o dia 30 de julho e estará aberto de terça a sexta-feira, das 7h30min às 17h; e sábados e domingo, das 9h às 17h.

Ingressos

Os ingressos já estão disponíveis para venda e custam entre R$ 16 e R$ 32. O Parque dos Hemerocallis conta com uma política de meia-entrada. Crianças menores de 5 anos não pagam.

Continua depois da publicidade

Animais de estimação podem trafegar por todos os espaços do parque. Além disso, o local conta unidades de cadeiras de rodas para garantir a acessibilidade de todos os públicos

O pagamento pode ser feito em dinheiro, Pix ou cartões de crédito e débito.

Chuva não deve aparecer nos próximos dias 

A previsão do tempo aponta os próximos dias serão secos, contribuindo para os girassóis. Nesta sexta, o céu deve ficar limpo entre às 6h e 16h. A partir das 17h, nuvens podem aparecer. As temperaturas devem variar entre 11ºC e 19ºC.

No sábado (15), a nebulosidade deve predominar, com aberturas de sol entre às 15h e 18h. O termômetro deve igualar as condições de sexta-feira. 

Já o domingo (16) deve ser nublado, com o céu ficando mais limpo no fim da tarde. As temperaturas podem variar entre 10ºC e 21ºC durante o passar do dia. 

Continua depois da publicidade

Como chegar no festival

O Parque dos Hemerocallis fica localizado na rua Tenente Antônio João, número 4257, no bairro Jardim Sofia.

O festival de girassóis acontece a 1,3 quilômetro da Univille e a 1,5 quilômetro do Joinville Garten Shopping, ou seja, a menos de cinco minutos, trafegando de carro, destes dois locais.

Leia também

Festival terá milhares de girassóis inspirados em Van Gogh e diário de cultivo em Joinville

Quem é Baianinho de Mauá, o “rei da sinuca”, que empresa de Joinville vai patrocinar

“Vila alemã” está nos planos para futuro parque em Joinville

Destaques do NSC Total