As inscrições para participar do maior festival-escola de música clássica da América Latina estão abertas. Os músicos interessados, tanto iniciantes como profissionais, em se qualificar com as oficinas do Festival Internacional de Música de Santa Catarina, o Femusc, devem enviar seus vídeos e currículos para a organização até o dia 1º de setembro, pelo site. O festival ocorrerá entre 12 e 25 de janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O Femusc vai trazer para o próximo ano mais de 50 professores de 10 nacionalidades diferentes para as aulas e apresentações. Entre os destaques, estão a maestrina e professora de regência orquestral, Ligia Amadio; a professora de canto popular, Ligia Nestrovsky; o professor de voz e ópera Guenko Gurchev; a professora de violino Lucia Luque Coorreman; a professora de violoncelo Johanne Perron, entre outros.

Como cidade de SC investe em música para tornar economia bilionária

Há 20 anos que Jaraguá do Sul respira música no mês de janeiro. O Femusc reúne centenas de alunos de todas as partes do país e do mundo: América Latina; Europa, como Espanha e Polônia; Estados Unidos, Rússia, China, Austrália e outros.

Continua depois da publicidade

Mais de 300 vagas

Para 2025, serão ofertadas 340 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • 244 vagas nas oficinas de instrumentos orquestral intermediário e avançado para os instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, saxofone, percussão, piano, harpa, violão clássico e regência orquestral;
  • 32 vagas nas oficinas de canto lírico distribuídos em soprano, mezzosoprano, contralto, tenor, barítono e baixo;
  • 40 vagas nas oficinas de Instrumentos de música popular brasileira distribuídos em piano, bateria, sopros, guitarra, violão, baixo, canto e acordeão;
  • 20 vagas nas oficinas de quartetos de cordas formando um total de 5 quartetos.

Os músicos interessados devem entrar no site www.femusc.com.br para acessar o edital, preencher a ficha de inscrição com um currículo resumido e enviar um vídeo com repertório livre, com duração entre 5 e 10 minutos. Os candidatos de instrumentos de cordas devem ainda adicionar um movimento de obra não acompanhada de Bach.

Femusc 2025

Os selecionados participarão de uma rotina intensa de aulas em Jaraguá do Sul, entre os dias 12 e 25 de janeiro de 2025, na SCAR – Centro Cultural e em outros locais que ainda serão anunciados. Também está garantida para a 20ª edição a realização do Femusckinho, com 80 vagas para crianças de 6 a 12 anos, para aulas de Iniciação à Musicalização e Música de Conjunto. Também com 80 vagas, o Femusc Jovem oferece classes instrumentais e em conjunto, e contempla adolescentes de 12 a 17 anos.

Já o Femusc Jaraguá vai beneficiar músicos locais e amadores de 17 anos ou mais, com classes de instrumentos orquestrais e oportunidade de tocar em orquestras. Os concertos dos alunos e dos convidados especiais são sempre gratuitos e reúnem milhares de pessoas todos os anos. Mais novidades serão divulgadas em breve.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de edições anteriores do Femusc

Leia mais

Maisa diz que teve “experiência de quase morte” ao escapar de incêndio

Morre Caçulinha, músico do Domingão do Faustão por mais de 20 anos

Destaques do NSC Total