nsc
hora_de_sc

Cinema em casa

Festival online oferece 50 filmes franceses de graça em streaming

O tradicional Festival Varilux de Cinema Francês ganha uma edição inédita, batizada de Festival Varilux em Casa

28/04/2020 - 10h42

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Catherine Deneuve em cena de "A Última Loucura de Claire Darling"
Catherine Deneuve em cena de "A Última Loucura de Claire Darling"
(Foto: )

Uma seleção de 50 filmes que integraram quase todas as edições do tradicional Festival Varilux de Cinema Francês para assistir em casa. E o melhor: de graça, ao longo de quatro meses. O Festival Varilux Em Casa, um presente para os amantes da filmografia francesa que estão em isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, é uma parceria entre a Embaixada da França, a Essilor/Varilux - patrocinadora master do festival -, a produtora Bonfilm e a plataforma brasileira de streaming Looke.

O Festival Varilux Em Casa não substitui o Festival Varilux de Cinema Francês nas salas de cinema: os organizadores esperam poder anunciar as novas datas em breve, para que o evento aconteça ainda em 2020. "Neste momento, em que a indicação é o isolamento social por conta da pandemia, e que muitas pessoas devem enfrentar problemas financeiros, queremos ser solidários e propor uma programação de qualidade para entreter e ajudar a passar os dias de quarentena", dizem Emmanuelle e Christian Boudier, organizadores do Festival.

Com legendas em português, quase todos os filmes participaram das últimas edições do evento, que ocorre anualmente, sempre em junho, de forma simultânea em mais de 80 cidades brasileiras. Tendo completado dez anos em 2019, o Varilux já exibiu cerca de 200 longas-metragens, somou mais de um milhão de espectadores e realizou cerca de 35 mil sessões.

A partir desta terça-feira (28 de abril) e ao longo de quatro meses, o público pode descobrir ou reencontrar sucessos de edições passadas com grandes astros franceses - entre eles, Gérard Depardieu (no filme Tour de France), Isabelle Huppert (Branca Como Neve), Catherine Deneuve (O Reencontro, A Última Loucura de Claire Darling), Jean Dujardin (O Retorno do Herói), Juliette Binoche (Quem Você Pensa que Sou, Tal Mãe, Tal Filha, Vidas Duplas), Omar Sy (Jornada da Vida, O Doutor da Felicidade), Vincent Lindon (A Aparição), Virginie Efira (Um Amor Impossível) e Marion Cotillard (Rock and Roll, Um Instante de Amor).

A seleção apresenta diversidade de gêneros: comédias (Na Cama Com Victoria), dramas (Graças a Deus, vencedor do Urso de Prata em Berlim), filmes históricos (A Revolução em Paris) e thrillers (A Noite Devorou o Mundo). Estão disponíveis ainda seis longas de animação dublados para as crianças: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris.

Para assistir, basta acessar o site oficial e se cadastrar.

Colunistas