O primeiro dia de fevereiro, nesta quinta-feira (1°), deve ser típico de verão: sol e temperaturas altas durante boa parte do dia, com pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite. As temperaturas podem chegar aos 36°C, especialmente no Oeste e Extremo Oeste catarinenses.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A previsão da Defesa Civil do Estado explica que esta condição, de sol no começo do dia e temporais no final, se dá por duas razões: a primeira é a influência de uma área de alta pressão, o que mantém o tempo firme durante boa parte do dia. Já os temporais são consequência do calor e da umidade disponível.
Mesmo com a chuva, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva.
Veja como ficam as temperaturas em cada região
- Extremo Oeste: 16,8°C/38°C
- Oeste: 14,2°C/35,9°C
- Meio-Oeste: 12,5°C/33,8°C
- Planalto Sul: 12,5°C/33°C
- Litoral Sul: 15,4°C/30,4°C
- Vale do Itajaí: 15,6°C/31,8°C
- Grande Florianópolis Serrana: 15,1°C/28,7°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 15,9°C/30,1°C
- Planalto Norte: 12,9°C/33,8°C
- Litoral Norte: 19°C/29,8°C
Continua depois da publicidade
Tempo nos próximos dias
Na sexta-feira (2), a área de alta pressão continua influenciando o tempo no Estado, deixando o dia ensolarado entre a manhã e o meio da tarde. Entre a tarde e a noite, podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados entre os planaltos e o litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 18°C no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 16°C e 24°C no restante do Estado. Já as máximas oscilam entre 22°C e 28°C dos planaltos ao litoral e variam entre 31°C e 37°C no Grande Oeste.
No sábado (3), a alta pressão segue mantendo o sol predominando pelo Estado entre a manhã e a tarde, e entre a tarde e a noite há condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e do Alto Vale do Itajaí.
No domingo (4), instabilidades atmosféricas, combinadas ao calor e umidade, intensificam os temporais pelo Estado entre a tarde e a noite, que podem vir com raios, rajadas de vento intensas, queda de granizo e chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências.
Continua depois da publicidade
Leia mais
El Niño perde força e chuvas ficam na média nos próximos meses em Santa Catarina
IMA quer criar 13 Reservas Particulares do Patrimônio Natural em SC