A filha do ex-presidente do Brasil e deputada federal, Roseana Sarney (MDB) usou as redes sosicia para falar sobre seu tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, que foi diagnosticado em agosto. Aos 72 anos, a parlamentar teve que raspar o cabelo e está indo essa semana para a 11ª sessão de quimioterapia.
Continua depois da publicidade
A ex-governadora do Maranhão iniciou o tratamento no fim de agosto e passará também por uma cirurgia.
— Ufa, passei uma semana difícil. Não tem sido fácil enfrentar um câncer de mama triplo negativo, mas consegui ultrapassar. Estou bem. No que depende da gente, a gente tem que lutar, não se entregar nunca. E sempre com fé. A fé é que vai nos levar à cura. Agora estou bem, me fortalecendo para a próxima quimioterapia — disse ela, em um vídeo postado no Instagram.
Confira o vídeo postado pela deputada que luta contra câncer
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
O que é um câncer triplo negativo?
Triplo negativo refere-se ao câncer de mama triplo negativo, um subtipo que não apresenta receptores de estrogênio, progesterona ou a proteína HER2 em suas células.
Por não ter esses “marcadores” comumente usados no tratamento, é considerado mais agressivo e seu tratamento inicial geralmente se baseia em quimioterapia.
O câncer de mama triplo-negativo tem cura, especialmente quando diagnosticado precocemente e tratado adequadamente.
Continua depois da publicidade
Saiba de quanto em quanto tempo é preciso fazer uma mamografia
A mamografia de rastreamento (para mulheres sem sintomas) é recomendada anualmente a partir dos 40 anos pelas sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, enquanto o Ministério da Saúde (INCA) recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Para mulheres com alto risco de câncer de mama, como histórico familiar, o início pode ser antecipado, sendo fundamental uma avaliação médica para determinar a frequência adequada.
Em caso de mamas muito densas, o médico poderá solicitar exames complementares, como o ultrassom. Em nossa instituição, em caso de mama densa, faz parte do protocolo fazer o ultrassom complementar de rotina.
- Entre 40 e 49 anos: A recomendação é anual, com o objetivo de identificar o câncer precocemente, pois o tipo de câncer pode ser mais agressivo nesta faixa etária.
- Entre 50 e 69 anos: A recomendação oficial do Ministério da Saúde é a mamografia a cada dois anos.
- A partir dos 70 anos: É importante discutir com o médico, pois a frequência pode ser alterada de acordo com a expectativa de vida e o estado geral de saúde da paciente.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Pablo Brito
Você pode gostar de ler também sobre quem são os personagens que morrem em Os Donos do Jogo






