Um filhote de onça-pintada resgatado pelo Ibama em fevereiro vai morar em Pomerode. O animal vivia com uma família em Santo Antônio de Içá, no Amazonas, como bicho de estimação. Vídeos mostram a personalidade dócil de Golias, como foi batizado. Nas imagens, ele aparece recebendo carinho, tomando banho em caixa d’água e até brincando com uma almofada (assista abaixo).
Continua depois da publicidade
Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O homem que estava mantendo o animal em casa contou ter encontrado o bicho recém-nascido no meio da mata e decidiu adotá-lo. Atualmente, Golias tem oito meses de vida e, segundo o Ibama, não pode ser reinserido direto à natureza porque precisa desenvolver os instintos naturais. A família onde ele vivia teria decido chamar as autoridades quando percebeu que não teriam mais como cuidar do animal.
Quando foi resgatada, a onça-pintada ficou alguns dias em um espaço preparado pela prefeitura de Santo Antônio de Içá. Dias depois, levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Manaus. Parte do trajeto se deu por lancha e, depois, com aeronave. Exames identificaram a presença de parasitas intestinais, sinais de leve desnutrição e desgaste nas garras, o que exigiu ajustes nos cuidados.
“Para garantir a melhor recuperação possível, o Cetas implementou um plano de enriquecimento ambiental, proporcionando ao animal espaço adequado para descanso, locomoção e exercício de seus instintos naturais. O comportamento do felino tem sido monitorado pelos servidores 24 horas por dia, para evitar estereotipias e garantir sua adaptação ao ambiente”, informou o Ibama.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da onça-pintada
Vídeo mostra um pouco da onça-pintada
Rumo a Pomerode
Ainda não há data definida para a chegada de Golias a Santa Catarina, mas o transporte deve ser feito em voo comercial. São cerca de 4,2 mil quilômetros de distância entre Manaus e Pomerode. O órgão disse que a decisão pelo zoológico no Vale do Itajaí foi conjunta entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
“O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) já emitiu anuência para a transferência da onça-pintada. No momento, a data do transporte depende da disponibilidade de voos comerciais capazes de realizar o translado seguro do animal. Os documentos necessários para sua destinação estão em fase final de elaboração”, diz nota do Ibama emitida em 27 de fevereiro.
A onça-pintada é uma espécie ameaçada de extinção. A guarda de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
Leia mais
O futuro incerto de Baby, a elefanta à espera de um lar após fechamento de zoo do Beto Carrero
Continua depois da publicidade
Macaco ameaçado de extinção viaja 600 quilômetros até Pomerode à procura de “amor e filhos”






