A cultura e tradição de moradores do Litoral Sul catarinense é o fio condutor do filme ‘Quando Ela Chegar’. O longa-metragem foi produzido em Santa Catarina pela Ara Produções de Araranguá e Genuíno Films, de Criciúma.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A obra terá a pré-estreia em Araranguá, no Cinema do Center Shopping, nesta terça-feira (22), às 20h30. Após a pré-estreia o filme deve ser lançado em festivais e publicado em serviços de streaming gratuitos, como o Youtube.

— O filme conta a história de Raul, menino que sonhava em ser pescador, mas os planos de sua família eram diferentes. ‘Quando Ela Chegar’ é uma história de trabalho árduo e resiliência que reflete sobre a vida, enquanto busca envolver o espectador na cultura da pesca artesanal da tainha no litoral catarinense — explica Sandro Luiz, historiador e idealizador da obra.

Para o longa chegar às telonas, foi feito um trabalho de pesquisa que iniciou em 2022, e abrangeu os municípios litorâneos de Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos (Araranguá), Laguna, Garopaba e Imbituba. Foram entrevistadas famílias de pescadores, que compartilharam histórias e elementos do folclore local, que estão presentes na narrativa do filme.

Continua depois da publicidade

— Foi uma grande experiência ouvir as histórias de tantas pessoas e transformá-las em um filme emocionante, que agora estará disponível para todos. Falar sobre o filme me emociona, pois foi um trabalho duro e desafiador — conta o historiador.

A obra contou com mais de 100 profissionais, entre elenco e equipe técnica. No elenco, Raul Silter, Vinícios de Castro e Luciano Bragatto, interpretam os personagens principais na trama. Além do idealizador Sandro Pagnan, Josué Genuíno dirigiu o longa e Marx Vamerlatti foi o diretor de fotografia. As gravações e a pós-produção foram feitas em 2024. O filme tem 75 minutos de duração.

O projeto cinematográfico foi viabilizado com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através do Plano de Incentivo à Cultura (PIC). O programa visa o fomento de projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Veja fotos da produção do filme ‘Quando Ela Chegar’

Continua depois da publicidade

Leia mais

Cinema: confira os filmes em cartaz de 17/10 a 23/10 em SC

Filme americano dirigido por catarinense chega aos cinemas em setembro