A combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão podem causar temporais em toda Santa Catarina, já a partir desta sexta-feira (10) e durante todo o final de semana. Até domingo (12), os termômetros devem passar dos 30°C em todo o Estado, podendo chegar a 35°C no Oeste.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Nesta sexta-feira (10), a combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão favorecem a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e até queda de granizo, principalmente entre a tarde e noite.

Mesmo assim, o risco para ocorrências como alagamentos e destalhamentos é moderado.

No Litoral Norte e na Grande Florianópolis, a previsão é de tempo nublado e é possível que ocorram alguns chuviscos. As temperaturas máximas ficam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste e ficam entre 20°C e 26°C nas demais regiões por conta da maior cobertura de nuvens.

Continua depois da publicidade

Sexta-feira terá chuva e calor beirando os 40ºC em SC

Tempo no sábado

O sábado (11) começa com sol em toda Santa Catarina, mas, ao longo do dia, a nebulosidade deve aumentar. Durante a tarde e a noite, a atuação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade que vem no Norte do país podem, novamente, provocar temporais isolados, em especial nas áreas da divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências.

Assim como na sexta, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas podem passar dos 30°C, praticamente em todo o Estado. No Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte são as regiões que devem ter as maiores temperaturas, passando até dos 35°C.

Serra da Rocinha, no Sul de SC, é interditada nesta sexta e sábado

Domingo também de calorão

Já para o domingo (12), o dia também começa com sol, mas fica nublado no decorrer do dia, devido à presença de instabilidades atmosféricas, calor e umidade. Temporais isolados em todas as regiões, mas em especial no Litoral Sul e Grande Florianópolis, também voltam a protagonizar a tarde e a noite.

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.

Continua depois da publicidade

Novo milionário de Florianópolis que faturou R$ 11 milhões na Mega-Sena ainda não retirou o prêmio, diz dono da lotérica

O calor intenso segue no Estado, principalmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense, onde as máximas variam entre 31°C e 35°C.

Como fica o tempo no começo da próxima semana

O começo da próxima semana também deve ser marcado pelo fluxo de calor e umidade, que vem da região amazônica e passa por Santa Catarina. Isso, combinado com áreas de baixa pressão, favorecem novamente o retorno das chuvas, dessa vez, de forma mais abrangente no Estado. Ainda assim, temporais isolados devem continuar.

Com a chuva e maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores. Apenas no Norte do Estado e Vale do Itajaí é onde as máximas devem ficar na casa dos 30°C.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Balsa que afundou entre SC e RS é retirada do Rio Uruguai após 22 dias

Aposta de Florianópolis leva sozinha bolada de R$ 11 milhões na Mega-Sena