Florianópolis é a segunda capital do Brasil com mais ciclovias e ciclofaixas por habitante. De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), são 23,53 km para cada 100 mil habitantes. Ao todo, são 121,56 km de passagens exclusivas para ciclistas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis pelo WhatsApp
Valor da passagem de ônibus vai aumentar na Grande Florianópolis
A pesquisa foi divulgada pela associação em 10 de junho. Rio Branco, no Acre, lidera o ranking, com 26,22 km das passagens por 100 mil habitantes.
Segundo a prefeitura de Florianópolis, ciclofaixas tem sinalização diferenciada, com uma faixa sendo pintada na rua sendo reservada exclusivamente aos ciclistas. Já ciclovias, são vias sinalizadas e com separação física entre ciclistas e veículos. São 76,30 km de ciclofaixas e 45,26 km de ciclovias na Capital.
Continua depois da publicidade
O município também possui 55,32 km ciclorrotas, onde bicicletas, carros, ônibus e motos trafegam juntos. Existe também 8,49 km de passeio compartilhado, onde pedestres e ciclistas dividem um mesmo espaço.
Os maiores trechos de ciclovias e ciclofaixas estão concentrados no centro e centro-norte da Capital. De acordo com a prefeitura, entre as principais ligações e trechos realizados de malha cicloviária estão:
- Rua Fúlvio Aducci (Estreito)
- Av. Gama D’Eça (Centro)
- Av. Madre Benvenuta (Santa Mônica)
- Rua João Pio Duarte Silva (Córrego Grande)
- Ligação do Abraão até o Centro passando por Coqueiros
- Ligação do João Paulo até Santo Antônio de Lisboa, passando pelo Saco Grande e Cacupé
De acordo com a prefeitura, contando ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeio compartilhado, a Capital mais que dobrou a malha cicloviária nos últimos cinco anos. Cerca de 105,12 km dos 181,70 km totais foram construídos desde 2016.
Continua depois da publicidade
Leia também
Projeto Tamar de Florianópolis trata 80 tartarugas por ano, vítimas de pesca ilegal e lixo
Morte de ciclista na BR-470, em Blumenau, choca comunidade: “Não vou ver teu sorriso”
Homem que quase matou turista inglesa em Florianópolis tem condenação confirmada pelo TJ