nsc

    Diagnóstico

    Florianópolis fará 10 mil testes de coronavírus a partir desta terça-feira 

    Município fará exames do tipo PCR, com coleta do material genético do paciente

    07/04/2020 - 05h40

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Município fará dois tipos de testes, de forma complementar
    Município fará dois tipos de testes, de forma complementar
    (Foto: )

    A prefeitura de Florianópolis anunciou que os testes para detecção do novo coronavírus começam a ser aplicados a partir desta terça-feira (7) em centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas. A Secretaria da Saúde informa que já recebeu 10 mil kits para exames do tipo PCR, adquiridos pelo município.

    A capital catarinense tem 99 casos confirmados e duas mortes causadas pela de Covid-19. Nesta segunda feira, o município emitiu uma portaria em que recomenda à população o uso de máscaras sempre que sair às ruas e impõe regras às atividades liberadas no Estado.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    A primeira leva de testes chegou nesta segunda-feira. Pessoas com suspeita de estarem com a Covid-19, que tenham apresentado sintomas há no máximo cinco dias, farão a coleta de material.

    O PCR é um teste de biologia molecular que detecta a Covid-19 pela identificação do material genético do Coronavírus. A testagem é feita por meio da aplicação de um cotonete na garganta do paciente. Depois da coleta, o material é congelado a 70 graus negativos, acondicionado e enviado para o laboratório. O resultado será conhecido em até quatro dias.

    Testes rápidos

    Os testes rápidos chegarão em Florianópolis nos próximos dias. Este teste é eficiente para detecção da Covid-19 a partir do sétimo dia de surgimento dos primeiros sintomas, já que nesta fase, é possível detectar os anticorpos que o organismo humano produz naturalmente contra o vírus, em caso positivo.

    A testagem rápida é aplicada por meio da coleta de uma gota de sangue do paciente, a exemplo dos testes de hepatite e HIV. O resultado, positivo ou negativo para a doença é conhecido dentro de 15 a 30 minutos.

    A prefeitura considera que os dois testes, PCR e rápido, são complementares para o planejamento de combate ao novo coronavírus, pois são aplicados em duas fases diferentes da doença.

    Prefeitura faz estimativa alta

    Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (6) nas redes sociais, o prefeito Gean Loureiro apresentou uma estimativa de que mais de 3 mil pessoas possam estar infectadas pelo coronavírus na Grande Florianópolis.

    Para chegar a esse número, a Secretaria Municipal de Saúde levou em conta a quantidade de pacientes infectados internados em UTIs da região, artigos científicos internacionais e números de outros países. Na China, por exemplo, foi detectado que 0,6% dos infectados pelo Coronavírus foram para UTI. Na grande Florianópolis, há cerca de 20 pacientes internados

    Oficialmente, o Estado contabiliza 99 casos confirmados em Florianópolis, 17 em São José, oito em Antônio Carlos, três em Palhoça, dois em Governador Celso Ramos, um em Biguaçu, um em Águas Mornas, um em Santo Amaro da Imperatriz e um em São Pedro de Alcântara.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas