A prefeitura de Florianópolis anunciou o novo elevado na Avenida da Saudade, com ampliação de faixas e melhorias nos acessos para desafogar o trânsito na região. Um novo elevado deve ser construído na região do CIC, com duas novas faixas de rolamento para atender os motoristas que seguem sentido bairro Itacorubi. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (25).
Continua depois da publicidade
As mudanças devem trazer melhorias para os moradores dos bairros do Norte da Ilha, que usam o elevado do CIC e a Avenida da Saudade para acessar a SC-401, assim como a Rodovia Admar Gonzaga, sentido Leste da Ilha.
O edital de seleção para contratação de empresa responsável foi aberto pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2026, através de convênio com repasse no valor de R$ 34.968.902,78.
O projeto contempla a implantação de mais um elevado na região do CIC, com duas novas faixas de rolamento que devem atender o sentido bairro Itacorubi. Dessa forma, o fluxo seria separado entre condutores que seguem para o Norte da Ilha, sentido SC-401, que continuarão utilizando as estruturas já existentes, e os que irão para o Leste da Ilha, sentido Rodovia Admar Gonzaga, pelo novo elevado.
A prefeitura alega que a melhoria pretende resolver os pontos de retenção causados no local por conta do entrelaçamento de veículos que seguem para dois destinos distintos por um mesmo acesso.
Continua depois da publicidade
Outros ajustes serão necessários, como uma nova faixa de rolamento na via marginal da Avenida Beira Mar Norte a partir da Rua Carlos Corrêa, onde atualmente existem três faixas. Ainda, uma quinta faixa deve ser implementada logo em frente ao Teatro do CIC. A Avenida da Saudade terá ampliação de quatro para cinco faixas de rolamento, com dois alargamentos de pontes existentes.

