O recadastramento do Cartão Estudante, que dá desconto de 50% no uso do transporte público de Florianópolis, está liberado para ser feito gratuitamente por aplicativo, sem necessidade de se deslocar a um posto físico de atendimento. A ferramenta também permite a renovação do Cartão Social, benefício que garante passagens sem custos para estudantes de todos os níveis educacionais na Capital.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Para fazer o recadastramento, é necessário baixar o aplicativo SI.GO, disponível para celulares de sistema Android e iOS, e procurar nele pela opção “Recadastro de Benefício”, na tela inicial. A partir disso, o usuário terá que anexar uma série de documentos digitalizados à ferramenta.

No ano passado, mães e pais de estudantes de Florianópolis precisaram formam filas gigantescas no Terminal de Integração do Centro (Ticen), que abriga o Passe Rápido, para fazer o recadastramento.

Cartão Estudante

Para atualizar o Cadastro Estudante, serão necessários RG e CPF, além de foto atualizada, que poderá ser tirada com o próprio aplicativo no momento do recadastro.

Continua depois da publicidade

O status do processo de recadastramento deve ser acompanhado pelo aplicativo. Em caso de reprovação, será exibido o motivo disso e haverá possibilidade de se refazer o processo. Já se houver aprovação da atualização, o cartão estará imediatamente liberado para utilização do estudante.

No caso de recadastramento presencial, seja por parte do próprio estudante ou de um representante legal, será necessário comparecer ao Passe Rápido, no Ticen, com os mesmos documentos.

Cartão Social

Já os estudantes que pretendem renovar o Cartão Social terão de anexar uma lista maior de documentos ao aplicativo. Ela inclui comprovante de residência do município de Florianópolis; documento de identidade; CPF; atestado de matrícula em instituição de ensino fundamental, médio, ou em curso de graduação, pós graduação ou especialização, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC); e foto atualizada, que também poderá ser tirada com o próprio aplicativo na ocasião do recadastro.

Quem tiver dúvidas sobre o uso do aplicativo, poderá buscar ajudar nas unidades do Pró-Cidadão. Já os usuários que optarem pela renovação presencial terão de ir ao posto de atendimento da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (SMTI), no Ticen, com uma outra lista de documentos.

Continua depois da publicidade

Ela inclui cópia de RG e CPF, além das versões originais; atestado de frequência ou matrícula original; e cópia do comprovante de residência atualizado, de até 90 dias, junto de versão original. O estudante também precisa ter o Cadastro Único (CadÚnico) em dia no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Após renovado, o cartão estará liberado para uso a partir do dia 14 de fevereiro.

Leia mais

Professor de 61 anos garante segundo lugar em vestibular de SC: “Fui lá e dei o melhor”

Imetro fiscaliza materiais escolares irregulares em SC

Destaques do NSC Total